Mostra de Cinemas Africanos acontece pela primeira vez em Curitiba no Cine Passeio e Cinemateca

A produção feminina é destaque na mostra que exibe oito longas e mais de 20 curtas em Curitiba de 7 a 13 de julho; o evento também acontece em São Paulo e conta com sessões on-line

De 7 a 13 de julho, a Mostra de Cinemas Africanos 2022 estreia em Curitiba com exibições gratuitas de filmes na Cinemateca e no Cine Passeio. Além das sessões, a programação também conta com mesas redondas, bate-papos e oficinas. A mostra ainda acontece presencialmente em São Paulo e on-line na plataforma Sesc Digital; o destaque é a quantidade de filmes dirigidos por mulheres, bem como a discussão a respeito da produção feminina no cinema contemporâneo. 

Os filmes estão divididos em quatro grupos: longas-metragens, escolhidos pelas curadoras Ana Camila Esteves e Beatriz Leal Riesco; curtas-metragens recentes, com curadoria de Kariny Martins e Bea Gerolin; curtas angolanos produzidos durante a pandemia, selecionados pela produtora Geração 80; e documentários de jovens cineastas com curta duração orientados pelo camaronês Jean-Marie Teno.

Cinema africano 

O repertório completo da mostra representa 27 países da África, mas – em Curitiba – as produções exibidas são de 13: África do Sul, Angola, Burkina Faso, Camarões, Chade, Egito, Guiné-Bissau, Níger, Nigéria, Quênia, Ruanda, Senegal e Tunísia. Esteves explica que a ideia é promover o encontro dos brasileiros com filmes africanos contemporâneos, principalmente com os que circulam em festivais internacionais. “Buscamos diminuir a invisibilidade de uma cinematografia tão vasta e diversa em gêneros, formatos e estilos, mas que ainda parece não ser levada a sério em diversos contextos, inclusive no Brasil”, diz ela. 

O critério para escolha dos participantes é a qualidade dos filmes e o sucesso alcançado nos festivais, formando um conjunto com diversidade de temas, estilos, estéticas e formatos. A organização privilegiou os filmes de cineastas convidadas neste ano, explica a curadora: “Elas são o mote principal, mas em cada edição recuperamos alguns títulos clássicos para promover o diálogo com o cinema contemporâneo.” Um exemplo é “Afrique, je te plumerai”, documentário que completa 30 anos em 2022 e será exibido na abertura do evento com a presença do diretor Jean-Marie Teno. 

Drama “Lingui” de Mahamat-Saleh Haroun exibido na Mostra, fala das consequências da busca de uma clínica de aborto

Mulheres no audivisual

Sobre os pontos fortes da Mostra de Cinemas Africanos 2022, Esteves aponta a estreia mundial de “Otiti”, da nigeriana Ema Edosio e a estreia no Brasil de “Caminhar sobre a Água”, de Aïssa Maiga rodado no Níger, entre outros; e os curtas angolanos. Entretanto, o que ela coloca em primeiro plano é a presença de convidados que pesquisam o cinema africano reconhecidos internacionalmente e a paricipação das cineastas africanas. São nomes como Jenna Bass, Babalwa Baartman (ambas da África do Sul), Ema Edosio (Nigéria), Maimouna Jallow (Quênia) e Aïssa Maiga (Senegal/França). “É a primeira vez que temos uma delegação tão grande de convidados”, fala.

Realização e apoio 

A edição curitibana da Mostra de Cinemas Africanos 2022 tem apoio da Aliança Francesa – Curitiba, Cine Passeio – Icac, Cineclube Atalante, Cinemateca de Curitiba, Mubi, Goethe-Institut e Embaixada França – Institut Français. A realização é da Cartografia Filmes e de Ana Camila Comunicação e Cultura, com incentivo do Ebanx e recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba.

Mostra de Cinemas Africanos 2022 em Curitiba

De 7 a 13 de julho. Exibições gratuitas no Cine Passeio e na Cinemateca de Curitiba. Outras informações no site mostradecinemasafricanos.
Leia as últimas notícias de Cinema e de Cultura em Curitiba no Plural.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima