Membrana Literária realiza oficina de escrita para repensar o Brasil 

Com o título "Ficção Brasil", oficina literária gratuita com Julia Raiz e Ronie Rodrigues terá oito horas de duração, na Casa Hoffmann

Investigar as fronteiras invisíveis e mutáveis da identidade nacional é o ponto de partida da oficina de escrita criativa “Ficção Brasil”. A atividade, ministrada por Julia Raiz e Ronie Rodrigues, integrantes do coletivo Membrana Literária, acontece nos dias 31 de agosto e 1° de setembro, na Casa Hoffmann. De maneira presencial e gratuita, a atividade já está com inscrições abertas. Serão dois dias de leituras, discussões e ações práticas, num total de oito horas de aula.

Membrana Literária

A oficina se baseia na intersecção entre estudos sobre corpo, história do Brasil, criação literária e ficcional. Sua transdisciplinaridade reflete a formação da dupla de ministrantes: Julia Raiz é escritora, tradutora, ensaísta e agente cultural, Ronie Rodrigues é escritor e pesquisador em Dança Contemporânea.

Os dois oferecerão exercícios de “restrição poética”, propostas com condições específicas de como escrever a partir de notícias de jornal ou da privação de um dos sentidos. A metodologia também buscará aquecer o corpo e as ideias das pessoas participantes com atividades de consciência corporal e sinestésica.

Criação literária

A partir da combinação de propostas de desautomatização do corpo com leituras e descrição da obra de autorias diversas que pensam o Brasil, a oficina buscará estimular a criação literária sobre as duas dimensões da palavra chão – e, com isso, as ficções das ideias de nação, linguagem, identidade e pertencimento.

Julia Raiz é uma das pessoas a dar aulas na oficina de escrita “Ficção Brasil”. (Foto: Luana Navarro/Divulgação)

Chão Brasil

A oficina “Ficção Brasil” é parte da antologia poética “Chão Brasil”, projeto elaborado coletivamente pela Membrana Literária, aprovado no edital “Literatura – Publicações” da Fundação Cultural de Curitiba. 

Criada por meio da investigação do que significa ser uma pessoa brasileira no contexto atual, a publicação reunirá poemas e prosas poéticas sobre variadas percepções de brasilidade divididos em três partes. “Ofício Brasil” traz reflexões sobre as identidades e formas materiais de se presentificar no espaço brasileiro. “Biquíni Brasil” recorre à ironia, ao humor e ao onírico para interpretar as assombrações brasileiras. E “Feridas Brasil” debate memórias e dores de viver e escrever aqui.

Livro

O livro previsto para ser lançado em novembro deste ano terá 45 poemas escritos por 16 integrantes do coletivo, entre os quais estão Julia e Ronie. Coordenado pela autora e produtora cultural Anna Carolina Azevedo, o projeto incluirá também rodas de leitura e videoleituras de poemas. 

Chão Brasil será a quarta publicação da Membrana Literária, que já lançou o “Envelope Membrana” (2017) e os zines “Corja!” (2019) e “BRA_IL” (2022). 

Serviço

Oficina Ficção Brasil

Dias 31/08 e 01/09 (quinta e sexta)

Local: Casa Hoffmann (R. Dr. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco, Curitiba).

Data e horário: 31 de agosto e 1º de setembro; 14h às 18hGratuito (para participar, é preciso se inscrever aqui)

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima