Marcelo Oikawa perfila quatro figuras que mudaram Curitiba

Escritor narra transformação urbanística da cidade a partir dos relatos de Jaime Lerner, Rafael Dely, Nicolau Klüppel e Carlos Ceneviva

No livro “Os alquimistas de Curitiba”, o escritor e jornalista Marcelo Oikawa fala sobre os quatro profissionais que conduziram o planejamento urbanístico: Jaime Lerner, Rafael Dely, Nicolau Klüppel e Carlos Ceneviva. A obra está disponível na Livraria da Vila, dentro do Shopping Pátio Batel, onde será lançada nesta segunda-feira (21), às 19h.

Oikawa é paulista, mas foi criado em Londrina. Nos anos 1980, ele se mudou para Curitiba, onde vive até hoje. Ele teve chance de acompanhar os bastidores dos governos que mudaram a paisagem da cidade e que transformaram Curitiba numa referência em planejamento urbano. O autor trabalhou na comunicação do governo do Estado, com passagens pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). 

Marcelo Oikawa

No livro “Os alquimistas de Curitiba”, Oikawa relata as mudanças de Curitiba a partir do perfil de cada um dos quatro personagens que escolheu abordar, usando como referência eles próprios.

Assim, o escritor cruza informações de Lerner, Dely, Klüppel e Ceneviva (todos eles já morreram), no que tiveram a dizer sobre Curitiba e uns sobre os outros. Um dos objetivo de Oikawa é criar uma referência sobre o pensamento e as ideias desse quarteto.

“Os alquimistas de Curitiba”

Em breve, “Os alquimistas de Curitiba” terá uma versão digital (e-book) e também em audiolivro. Também está prevista a doação de centenas de exemplares para bibliotecas, além de palestras do autor em escolas públicas de Curitiba.

Livro

“Os alquimistas de Curitiba”, de Marcelo Oikawa. Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, 136 páginas, R$ 30. À venda somente na Livraria da Vila, dentro do Shopping Pátio Batel (Av. do Batel, 1.868).

O lançamento do livro será na segunda-feira (21), às 19 horas, na Livraria da Vila.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima