Café Coado na Calcinha tem ação de lançamento com oficinas e bate-papo

Marca destina parte de sua renda para o Coletivo Igualdade Menstrual; tarde de eventos terá bate-papos, música e oficinas

A marca Café Coado na Calcinha, criada pela atriz, produtora cultural e dona do Rause Café + Vinho, Nina Ribas, estreia no mercado curitibano com um série de eventos em torno da saúde e do empreendedorismo femininos. O lançamento oficial do café será neste sábado (19), a partir do meio-dia, no Zul Eventos.

O Café Coado na Calcinha foi pensado para gerar impacto social positivo e isso explica, inclusive, porque parte das vendas do produto será destinada ao Coletivo Igualdade Menstrual, um projeto que promove educação e acesso a produtos de saúde menstrual para pessoas em situação de vulnerabilidade.

A festa deste sábado tem programação gratuita que inclui música (discotecagens), oficinas infantis, marcas expositoras locais e bate-papo.

O projeto

O projeto do Café Coado na Calcinha começou, na verdade, como uma performance artística de Nina Ribas, que teve o nome inspirado na música “Xirley”, de Gaby Amarantos. “Eu realmente coava o café numa calcinha e falava sobre assuntos que permeiam minha vida: política, economia, mulheridades. Nessas performances eu convidava mulheres de diferentes áreas para elas falarem como elas batalham para ocupar os espaços e sempre coava um cafezinho”, conta.

Foi em 2022 que nasceu a ideia de ter um produto que traduzisse tudo o que Nina abordava na performance. Segundo a idealizadora, a intenção do projeto é dar visibilidade ao trabalho de produtoras de café do Brasil inteiro e, por isso, toda a cadeia produtiva do Café Coado na Calcinha é feita por mulheres. No futuro, a ideia é que cada lote seja de uma produtora, para que a marca possa divulgar o maior número de cafeeiras possível.

“É um projeto que sempre uniu a arte e o empreendedorismo feminino. Por isso queria que fosse uma ação contínua. É assim que a gente transforma: insistindo.”

A criadora e diretora do Coletivo Igualdade Menstrual, Adriana Bukowski, conta que a parceria com Nina Ribas começou por conta de uma campanha de arrecadação de absorventes em que a atriz se voluntariou e ofereceu o Rause Café como ponto de coleta. Meses depois surgiu o Café Coado na Calcinha e a proposta de doar parte do lucro ao Coletivo.

“O Café Coado na Calcinha é essencial para trazer visibilidade à presença e competência das mulheres em diferentes tipos de trabalho. Eu chamaria isso de sororidade na prática. Sou muito feliz por poder ter parceiras que realizam movimentos como este”, afirma.

Serviço

O lançamento do Café Coado na Calcinha acontece neste sábado (19), das 12h às 19h. Confira a programação, aqui. O evento é gratuito e será no Zul Eventos (Avenida Presidente Affonso Camargo, 1.735 – Cristo Rei). A programação está sujeita à capacidade máxima de 199 pessoas. Outras informações pelo WhatsApp (41) 99941-0363. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima