“Ilíada em Libras – Canto I” estreia temporada com sessão lotada

Poema clássico de Homero chega aos palcos encenado pela primeira vez em Libras

[playht_listen_button inline=”yes” tag=”p”]

Peça “Ilíada em Libras – Canto I” inicia temporada no Teatro Novelas Curitibanas com sessão de estreia lotada, nesta quinta (20). O texto de Homero foi traduzido e é performatizado na Língua Brasileira de Sinais (Libras) em uma iniciativa da Cia IliadaHomero em parceria com a Fluindo Libra; o espetáculo fica em cartaz até 30 de abril, com ingressos gratuitos.

No palco, o ator Jonatas Medeiros interpreta o poema clássico narrado em português por Fernando Marés (que também criou a cenografia do espetáculo) a partir da tradução de Manuel Odorico Mendes. A iluminação, uma das marcas registradas dos espetáculos da Cia IliadaHomero pela importância que ganha nas narrativas das histórias, é assinada por Beto Bruel e será executada por Fernando Dourado. 

“Nunca tivemos uma Ilíada Surda”

A peça é resultado de um trabalho iniciado há 10 anos entre comunidade surda e ouvintes em um núcleo conhecido como Sala 603, que já promoveu outros espetáculos teatrais contemplando a experiência artística surda. “Nunca tivemos uma Ilíada Surda. A perspectiva que se abre, e que está apenas no início, é de um gesto decolonialista [termo empregado na comunidade surda quando se refere a trazer sua versão de elementos da oralidade ocidental]”, afirma um dos diretores do espetáculo, Octávio Camargo (ouvinte).

Durante o processo, foram elaborados sinais para termos específicos do poema, como os nomes dos deuses personagens Zeus, Hera, Afrodite, Poseidon, Apolo, e Atena (os vídeos com esses sinais podem ser assistidos aqui). Ainda segundo Camargo, que dirige o espetáculo ao lado de Rafaela Hoebel (surda), a equipe pretende criar um repositório digital colaborativo internacional para morfemas em línguas de sinais usados em traduções de Homero, com apoio universitário.

Hobel também reforça a importância da montagem para expandir a cultura e a arte sinalizada em libras. “É uma oportunidade para que surdos e ouvintes congreguem na plateia do teatro uma literatura clássica de forma visual, ampliando os sentidos e percepções através da língua de sinais, dando visibilidade à potência artística da Libras”, fala a diretora. 

Espetáculo “Ilíada em Libras – Canto I”

Temporada de 20 a 30 de abril, sempre de quinta a domingo, às 20h, no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222 – Centro). A duração da peça é de 60 minutos e a classificação é livre. Os ingressos são gratuitos, a distribuição começa às 19h.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em ““Ilíada em Libras – Canto I” estreia temporada com sessão lotada”

  1. Helder Paraná Do Coutto

    O novo e o inusitado trazem sempre consigo as expectativas adversas mais que as favoráveis. A capacidade em realizá-las é a consumação de possibilidades insuspeitas, e prova de maravilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima