Feira do Livro do Colégio Medianeira é aberta ao público e tem entrada gratuita

Com variedade de títulos e opções para todas as idades, a iniciativa promove a aproximação entre leitores e livreiros da cidade

A partir desta quarta (16) e até sábado (19), acontece a Feira do Livro do Colégio Medianeira. O evento faz parte da programação da Festa das Linguagens do Medianeira (FLIM), é aberto para todos os interessados e tem entrada livre. 

Com 11 expositores e títulos para todas as idades, a iniciativa é uma ação de fomento à leitura que não se limita a atender às necessidades de estudantes do Medianeira, como explica o bibliotecário e organizador da feira Mario Borges. “O colégio sempre pensa nas questões ligadas à formação do cidadão consciente, e não só dos alunos e familiares presentes no dia a dia da instituição. É um olhar onde toda a comunidade está inserida.” 

Livreiros e variedade

Três editoras estão entre os expositores. A Paulinas traz à feira materiais católicos, que falam dos valores cristãos e inacianos; já as curitibanas InVerso e a Insight entram com seus acervos específicos. Contudo, são os pequenos livreiros que somam a maioria entre os participantes, opção que também busca fortalecer o relacionamento entre leitores e autônomos dedicados à literatura na cidade. Um exemplo é a Livraria Joaquim, com títulos que vão de materiais diferenciados a livros técnicos e para a formação de professores. 

A ideia é oferecer variedade para todos os públicos, inclusive com temas que estão próximos ou dentro do projeto pedagógico do colégio. “A gente fala de interculturalidade e de várias temáticas de inclusão, o que é trabalhado em sala de aula a gente sugere que tragam para a feira, além de autores consagrados e obras clássicas”, diz Borges. Os preferidos entre os estudantes também têm espaço garantido, como os mangás, HGs e autores brasileiros.

Compre ou troque

Os visitantes ainda podem aproveitar para trocar exemplares durante a feira, participando de uma experiência que já existe no colégio. É uma iniciativa que promove a troca entre alunos e funcionários ao longo do ano, que parte de itens selecionados pela equipe e depois aposta na autonomia dos leitores como agentes do processo, assim cada um escolhe o que deixa para os outros e o que leva para ler.

Lançamento

Entre os títulos que serão lançados durante o evento, um ganha destaque porque é assinado por uma das professoras da instituição. “Os contornos de Nuv” é uma história sobre diversidade, respeito e autoaceitação, que nasceu do acompanhamento de um menino que tem uma doença autoimune que causa despigmentação da pele em forma de manchas, o vitiligo. A autora é Marcele Martins e o livro está no catálogo da editora InVerso. 

Festa das Linguagens do Medianeira (Flim) 

A edição de 2022 da Flim traz como tema “Liberdade para sentir. Movimento para criar” e marca a volta da realização presencial do evento, após dois anos em formato virtual devido à pandemia. Além da Feira do Livro, aberta ao público interessado, a programação compreende ações exclusivas para os alunos do colégio e seus familiares. São elas as apresentações artísticas e a Feira do Conhecimento, momento em que os estudantes apresentam os resultados dos projetos de pesquisas realizados durante o ano letivo. 

A festa é um espaço aberto para o debate e a reflexão de questões atuais, no qual o intercâmbio de vivências é incentivado, conforme explica o coordenador de Midiaeducação, Vinícius Soares Pinto. “A arte permite visualizar e encarar a realidade a partir de ângulos diversos. Ela tem o poder de explicitar, aos nossos olhos, que não existe apenas um discurso ou uma verdade: somos humanos, somos complexos e em constante transformação”, diz o coordenador. A programação completa da Flim pode ser conferida aqui.

Feira do Livro

De 16 a 19 de novembro. Quarta a sexta-feira, das 8h às 19h; sábado, das 7h30 às 12h30. Entrada gratuita aberta ao público. No Colégio Medianeira, na Av. Gov. José Richa (marginal da Linha Verde), 10546 – Prado Velho*. Outras informações aqui.

*Em aplicativos de mobilidade, inserir como destino “Colégio Medianeira”.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima