Espetáculo de balé “Dom Quixote” faz apresentações no Teatro Guaíra

A produção traz a bailarina Ana Botafogo como coordenadora de cena e ensaiadora convidada

O espetáculo de balé “Dom Quixote” faz duas apresentações no Teatro Guaíra como parte das comemorações dos 330 anos de Curitiba. As sessões serão no domingo do Dia das Mães (14) e na terça-feira (16), às 20 horas, com ingressos à venda no site Ticket Fácil a partir de R$ 20. 

Elenco de estrelas

A montagem, promovida pela  da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), tem 55 bailarinos no elenco e coreografia estrelada pelos solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Márcia Jaqueline e Cícero Gomes. Além dos dois, outro grande nome na produção é a bailarina Ana Botafogo, que está na equipe técnica como coordenadora de cena e ensaiadora convidada. A direção geral e artística do espetáculo é de Nicole Vanoni.

Balé “Dom Quixote”

Baseado no romance “Dom Quixote de la Mancha” (1605), de autoria de Miguel de Cervantes (1547-1616), o espetáculo conta a história do cavaleiro errante que – acompanhado por seu fiel escudeiro, Sancho Panza – busca sua amada Dulcineia. Para salvar a donzela, que só vive em seus sonhos, o herói Dom Quixote enfrenta inúmeras batalhas, a mais célebre contra moinhos de vento.

As primeiras adaptações do romance de Cervantes para para o balé foram na Áustria, no século 18. Em 1869, ganha notoriedade a versão coreografada por Marius Petipa (1818- 1910) e Alexander Gorsky (1871-1924), com música de Ludwig Minkus (1826-1917), para o Ballet Imperial do Teatro Bolshoi (Rússia). Contudo as montagens modernas partem de uma coreografia do ano de 1900, também assinada por Gorsky e apresentada em São Petersburgo (Rússia).

Serviço

Espetáculo de balé “Dom Quixote”, no domingo (14) e na terça-feira (16), às 20 horas, no Teatro Guaíra (XV de Novembro, 971; com entrada para o “Guairão” pela Rua Conselheiro Laurindo, s/n). Ingressos a partir de R$ 25 (meia-entrada) à venda no site Ticket Fácil

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima