Curitibana lança livro sobre o pioneirismo de fotógrafas no Paraná

Lançamento de "Elas em foco: algumas das primeiras fotojornalistas paranaenses", de Heloisa Nichele, será na Galeria Ponto de Fuga

Foi com o objetivo de conhecer a história e produção das primeiras fotógrafas do Paraná que Heloisa Nichele começou a pesquisar sobre o assunto em 2018. Quatro anos depois, a jornalista e fotógrafa lança seu primeiro livro, “Elas em foco: algumas das primeiras fotojornalistas paranaenses”, na Galeria Ponto de Fuga, na próxima quarta-feira (7).

“Foi uma inquietação pessoal e profissional mesmo, porque eu só conhecia uma maioria de referências masculinas no campo, e queria saber quem eram as fotógrafas que atuaram no espaço público de trabalho antes de mim em Curitiba”, relata a autora. 

Heloisa Nichele

A obra, que foi produzida com base em um mapeamento exploratório realizado por Heloisa Nichele para identificar o início de atuação de fotógrafas na imprensa paranaense, foi editada pela Editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é composta de textos breves sobre as trajetórias profissionais de sete mulheres: Fernanda Castro, Karin van der Broocke, Lina Faria, Luciana Petrelli, Lucília Guimarães, Nélida Rettamozo e Vilma Slomp. 

Diante da precariedade de fontes documentais disponíveis sobre fotógrafas no Paraná, Heloisa Nichele procurou profissionais das áreas de comunicação e publicidade que atuavam na capital entre os anos 1960 e 1970 para coletar relatos orais. Assim, ainda em 2018, ela conseguiu entrevistar as profissionais, que contaram as próprias trajetórias profissionais para compor o livro.

Mulheres pioneiras

Nascidas entre 1940 e 1960, as fotógrafas iniciaram de diferentes formas no mercado profissional da fotografia no estado, a partir da década de 1970. Do fotojornalismo em periódicos locais e sucursais nacionais, passando pelo trabalho autoral e artístico até fotografias publicitárias, as mulheres pioneiras criaram caminhos possíveis para a prática profissional da fotografia na época. 

“Além de imagens de arquivos pessoais dessas fotógrafas que nunca foram publicadas antes, o livro contribui para a aproximação com um tema que até então tinha sido pouco ou nada teorizado, que é justamente a produção e trajetória dessas mulheres na fotografia”, afirma Nichele.

Imagens do livro “Elas em foco”, de Heloisa Nichele. (Fotos: Divulgação)

Elas em foco

O lançamento do livro será na quarta-feira (7), às 18h30, na Galeria Ponto de Fuga (Rua Saldanha Marinho, 1.220 – Centro). Às 20h, haverá uma conversa com a autora.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Curitibana lança livro sobre o pioneirismo de fotógrafas no Paraná”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima