Curitiba geométrica | Jornal Plural
Clube Kotter
13 jan 2019 - 0h00

Curitiba geométrica

A cada semana o Plural irá publicar um ensaio de um fotógrafo de Curitiba. O primeiro a participar do projeto é José Carlos Branco, que selecionou…

A cada semana o Plural irá publicar um ensaio de um fotógrafo de Curitiba. O primeiro a participar do projeto é José Carlos Branco, que selecionou imagens da cidade e uma foto de imenso valor sentimental: uma homenagem à sua mãe, Ignêz, falecida na semana passada.

Geólogo de profissão, músico nas horas vagas, Branco tem 48 anos. Fotografa com uma câmera DSRL desde fevereiro de 2016. Usa uma Canon T5 – Lentes 24mm, 50mm e 18-135mm.

Segundo ele, “fotografar é uma maneira de capturar a beleza que existe nas coisas, nas pessoas e na natureza. E, assim como o conhecimento, é algo que precisa ser compartilhado para sobreviver ao tempo. A beleza vive nos olhos de quem a vê”.

Todas as fotos deste ensaio foram feitas em Curitiba.

Branco tem um gosto peculiar por grafismos: simetrias e formas que num primeiro olhar estão ocultas, mas que na lente dele mostram uma beleza oculta e reveladora.

A foto abaixo, intitulada Magna Matter, mostra dona Ignêz, mãe de Branco. Modelo frequente do filho, ela foi vítima de um AVC na última sexta. Aqui, aparece, como o filho, atrás de lentes que nos ajudam a ver melhor o mundo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias