Cosmos, o bar curitibano que virou notícia fora do Brasil, fecha as portas

Estabelecimento de Jana Santos ousou se posicionar politicamente em um momento difícil e conseguiu se reinventar na pandemia

Cosmos, o bar curitibano que virou notícia fora do Brasil, fecha as portas em setembro depois de cinco anos de trabalho, dois deles encarando uma pandemia assassina de pessoas e de negócios no mundo inteiro. O dia derradeiro do bar será a última segunda-feira do mês (26).

Jana Santos, a proprietária, postou no Instagram uma mensagem franca explicando que um dos motivos para fechar o Cosmos é o fato de ter sido diagnosticada com fibromialgia, uma doença em que a pessoa sente dores musculares por todo o corpo.

“Há dois anos, comecei a sentir dores horríveis, sem conseguir sair da cama”, diz Jana. Com a pandemia, e com a promessa de manter o negócio funcionando sem cortes de pessoal, ela sofreu uma série de burnouts. Vivia exausta. Estava cuidando do Cosmos e dos outros negócios que abriu numa tentativa de se reinventar.

“Mas teve seu preço, fui diagnosticada com fibromialgia, uma doença crônica que causa muitas dores. Uma doença que foi capaz de parar a Lady Gaga, imagina eu, uma reles mortal”, diz Jana, com bom humor.

StarTap

A reinvenção e todo o trabalho em torno dela deram certo. Tanto que, agora, Jana deixa o Cosmos para poder se dedicar mais ao StarTap, sua empresa de drinques enlatados e personalizados; ao AstroLAB, seu bar de coquetéis que fica ao lado do Cosmos; e à galeria de arte que vai abrir em setembro (ela ainda faz suspense sobre o nome e o local da galeria).

“A gente foi muito feliz de, durante a pandemia, acabar desenvolvendo uma alternativa para delivery que acabou virando hoje nosso principal negócio”, diz Jana, se referindo à StarTap. A empresa de drinques personalizados já atendeu clientes graúdos como Ebanx, MadeiraMadeira e O Boticário.

“É bastante coisa”, diz Jana, sobre o volume de trabalho. “E um restaurante precisa que você esteja presente, acompanhando cada detalhe. Com a questão da minha saúde, começou a ficar muito difícil.”

Ela explica que, desde o diagnóstico, foi orientada a manter uma vida regrada e sem estresse para controlar as dores. Com o Cosmos, seus horários eram intensos – ela chegava a fechar o bar às quatro da manhã e estar de volta às sete da manhã para receber frutas e verduras que seriam usadas naquele dia.

“Essa é uma das decisões mais difíceis que tomei, mas para poder continuar sonhando, chegou a hora de dar um pause e focar nos nossos outros negócios que continuam”, diz Jana, no post.

“Guardian”

O Cosmos virou notícia fora do Brasil em janeiro deste ano, quando o jornal britânico “The Guardian” escreveu sobre o outdoor que Jana tinha fixado na entrada do bar com um posicionamento político claro: “Fora Bolsonaro, dentro só vacinado”. É raro um estabelecimento comercial se posicionar assim em qualquer situação, afinal você não quer abrir mão de clientes em potencial. Mas Jana fez isso em plena pandemia, quando os negócios já estavam difíceis. Foi como se ela tivesse dobrado a aposta. Mais uma vez, deu certo.

Ela diz que viveu várias histórias legais dentro do Cosmos, mas que ter sido notícia no “Guardian” foi uma das mais incríveis. “A gente conseguiu chegar longe sendo um boteco. Nossa mensagem teve impacto. Foi muito poderoso o que aconteceu”, diz.

Com o fechamento do Cosmos, quem assume o endereço é outro bar de coquetéis, o Ponto Gin. E o AstroLAB, de Jana, continua funcionando ao lado do Cosmos-Ponto Gin, também na Alameda Presidente Taunay.

Jana fala na possibilidade do Cosmos voltar num formato diferente, mas não agora. Por enquanto, ela vai se dedicar aos negócios que lhe permitem cuidar da sua saúde.

No post, ela fotografou uma mensagem escrita à mão em que diz “Até logo e obrigada pelos peixes!”, numa referência ao livro de Douglas Adams, criador do “Guia do Mochileiro das Galáxias”. Se você não entendeu o que isso significa, tudo bem. Talvez a ideia da mensagem seja exatamente essa: a vida tem lá os seus mistérios.

Cosmos

Cosmos Gastrobar (Alameda Presidente Taunay, 543 – Batel). O bar encerra suas atividades no dia 26 de setembro.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima