Meu sonho é morar na praia…

Praia Central de Guaratuba vista do Morro do Cristo
Pense: para que meu objetivo de “longo prazo” de “ir morar na praia” dê certo eu preciso que minha empresa esteja organizada no seu dia a dia

Quem nunca pensou em largar tudo e ir embora morar na praia, ou ter um sitio, uma chácara…

Existem muitas opções de previdência privada, seguros de vida que você adquirir ao longo da sua vida profissional.

Mas… e se você é o dono do seu negócio o que você pode fazer para deixar tudo e ir morar na praia?

Você já pensou em padronizar o que você tem na sua empresa?

Como assim?

Colocar processos.

Dentro do planejamento estratégico existe o tático e operacional. No operacional é onde vamos pensar nas tarefas diárias, na rotina, nos processos. Isso está diretamente ligado a gestão de processos.

Pense: para que meu objetivo de “longo prazo” de “ir morar na praia” dê certo eu preciso que minha empresa esteja organizada no seu dia a dia. Preciso ter processos bem definidos, rotinas estabelecidas e políticas claras e disponíveis para abordar problemas específicos.

Ou seja, para eu ir morar na praia eu preciso arrumar também o meu dia-a-dia, para ter o sossego de saber que tudo estará sendo feito do jeito que eu quero.

Como fazer isso?

Uma das ferramentas que eu gosto de utilizar para organizar sua empresa se chama POP.

Você já ouviu falar sobre POPs? POP significa Procedimento Operacional Padrão que como o próprio nome sugere é escrever as operações de forma detalhada, com tudo o que é necessário para realizar uma tarefa, ou seja, deixar claro como realizar uma atividade. 

Como posso fazer isso?

Por exemplo: se você tem uma joalheria e você é especialista em fazer, reformar e consertar jóias, como escrever um procedimento?

Primeiro: entenda o seu negócio. O que você sabe fazer, no que você é bom, o que o mercado está pedindo e como está sua concorrência;

Segundo: descreva todo o processo, de uma forma macro. Como surge o pedido, como ele é feito, desde a solicitação até a entrega – seja reforma, feitio ou conserto;

Terceiro: conheça os profissionais especialistas com quem você pode contar para esses serviços,  listados e organizados por tipo de serviço;

Quarto: Descreva etapa por etapa de forma detalhada e clara:

  • Como fazer a venda: como cadastrar os clientes, como escrever o pedido, quais as informações obrigatórias;
  • Como fazer a compra da matéria prima, quem são seus fornecedores, como fazer as negociações, tempo de entrega;
  • Como passar a ordem de serviço para seus ourives, como enviar a matéria prima, qual o prazo de entrega;
  • Como e quando o serviço ficará pronto, como orientar seu cliente.
  • Como efetuar a recepção, conferencia e entrega do produto final. Descreva como entrar em contato com o cliente, como embalar.
  • Como proceder em caso de atrasos?

Quinto: Por que não descrever como atender seu cliente? Descreva como você faz a venda, como é a negociação e como é a entrega e o pós venda.

Foto: Pixabay.

Escrever um procedimento não é tarefa fácil, faça com calma, escreva todas as etapas numa sequência lógica, para que sirva como um “passo a passo”.

Dê detalhes ao que é importante, às etapas críticas e coloque processos de checagem para garantir que tudo foi feito corretamente.

Faça um documento de forma organizada, o Google tem alguns formulários que podem te ajudar ou busque por ajuda profissional, uma consultoria pode ser a solução.

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