Curitiba tem candidatos da causa LGBTI+. Veja quem são

Programa identificou sete candidaturas de gays, lésbicas, trans e aliados em Curitiba

O projeto Voto com Orgulho publicou a primeira parcial de candidaturas LGBTI+ das eleições deste ano em todo o país. Em Curitiba, de acordo com o levantamento, há pelo menos sete pré-candidatos a vereador assumidamente LGBTI+.

No país todo, já são mais de 150 pré-candidaturas registradas pelo programa, além de 18 nomes que são considerados aliados da causa. Apenas três dessas pré-candidaturas porém, são para o cargo de prefeito. As outras todas são para Câmaras Municipais espalhadas pelo Brasil.

O partido com mais candidaturas LGBTI+ até o momento é o PT, com 46, seguido por PSOL (18), PDT (13), Rede (13) e PSB (13). Do ponto de vista político-ideológico, 94 se identificam de esquerda, 33 centro-esquerda, 12 centro, 7 extrema-esquerda, 2 direita e 2 de centro-direita.

De acordo com o diretor de Políticas Públicas da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenador geral do Programa Voto Com Orgulho, Cláudio Nascimento, “esse primeiro boletim nos dá uma dimensão do quanto a comunidade LGBTI+ vem aumentando a sua participação política e buscando ampliar a representatividade no poder legislativo, especialmente. Em 2020, elegemos mais de 100 vereadoras/es LGBTI+ e esperamos que neste ano consigamos eleger muito mais”.

“Vamos apoiar todas as candidaturas LGBTI+ e Aliadas à causa. Somos cidadãs e cidadãos que devem ter representação nos espaços públicos de poder.”, afirmou o presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Toni Reis.

Hoje, Curitiba também tem duas vereadoras lésbicas, que são candidatas à reeleição, embora não tenham sido mencionadas pelo programa: Giórgia Prates (PT), e Maria Letícia Fagundes (PV).

Veja os nomes identificados pelo programa em Curitiba:

Clau Lope (PT) – homem cis gay
David Antunes Ribeiro (Cidadania) – homem cis gay
Felipe Petri (PV) – homem cis gay
Lucas Siqueira (PSB) – homem cis gay
Paola Alves dos Reis (PDT) – mulher trans indígena
Sandra Regina Santana (PV) – mulher lésbica não binária
Vanda de Assis (PT) – mulher cis aliada

Veja aqui a lista parcial de pré candidaturas Lgbti+ e Aliadas a Causa.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima