Administrando seu tempo

Todos sabemos que o tempo é curto e que a não administração do tempo impacta diretamente na nossa produtividade e consequentemente na nossa qualidade de vida

Quanto tempo o tempo tem?

Milhares são os motivos que nos levam a perder tempo… alguns não sabem priorizar, outros não tem objetivos bem definidos, outros podem ficar procrastinado suas tarefas e há ainda aqueles que não sabem dizer não e acabam acumulando tarefas e fazendo as coisas pelos outros…

E você já parou para pensar quanto tempo você perde ao telefone?  

Todos sabemos que o tempo é curto e que a não administração do tempo impacta diretamente na nossa produtividade e consequentemente na nossa qualidade de vida, afinal nunca temos tempo para ler, para estudar, para fazer exercícios, para viajar…  

Se identificou?

Então trago três técnicas que podem te ajudar:

A primeira é a GTD ou Getting Things Done, essa técnica melhora a produtividade e organização pessoal. Ela aponta cinco passos para gestão do tempo: coletar, processar, organizar, revisar e fazer.

Como usá-la:

  1. Colete todas as informações que estão na sua cabeça, basicamente essa técnica pede para esvaziar o nossa cabeça como obrigações, tarefas, atividades, metas, projetos, objetivos, ideias.
  2. Processe essas informações. Descarte aquilo que você acha que não valem a pena, e faça três novas listas uma para as ideias que você não tem pressa para fazer, outra que vai fazer a médio e longo prazo e na outra lista você vai colocar as que você quer colocar em prática. Nessa lista analise o que você pode fazer sozinho, qual você vai precisar de ajuda e qual você precisa colocar um prazo para executar.
  3. Organize suas tarefas por grupos, sejam profissionais, pessoais de saúde ou de lazer.
  4. Revise sua lista periodicamente.
  5. Coloque em prática. Faça.

A segunda técnica é a matriz GUT (gravidade, urgência e tendência), essa é uma técnica que pode ser utilizada gestão de tempo, mas também para gestão de projetos por exemplo.

Para usar essa técnica pontue de 1 a 5 por grau de importância. Decidir então o que é extremamente urgente (graves), as urgentes e as menos urgentes.

E trago a terceira técnica, a Pomodoro. Essa técnica consiste em dividir seu trabalho em blocos de concentração intensa. Para utiliza-la você irá precisar de uma lista de tarefas e um cronômetro.

Faça a lista de tarefas do seu dia, divida seu tempo em 25 minutos e nesse tempo trabalhe ininterruptamente sua tarefa nesse período. Quando o cronômetro tocar faça um X nas tarefas concluídas e organize as demais tarefas. Faça sempre uma pausa de 5 minutos entre as tarefas e utilize esse tempo para atividades simples como tomar um café. A cada quatro ciclos faça pausas maiores de 15 a 30 minutos para descansar.

Percebeu que é possível juntar as três técnicas? Todas elas precisam de uma lista de atividades e através dessa lista você pode pontuá-las por nível de urgência e tomar as decisões corretas de qual a ordem das atividades a serem feitas e ainda colocar tempo para executar as do dia a dia.

Use seu tempo com sabedoria.

Utilize essas técnicas para te ajudar a organizar seu tempo, mas também reavalie suas atividades, verifique se não está acumulando funções ou fazendo coisas que não são suas. Reavalie seus processos, reorganize suas atividades e use seu celular com sabedoria, para gerir seu tempo.

O tempo voa!!!

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