Quanto tempo o tempo tem?
Milhares são os motivos que nos levam a perder tempo… alguns não sabem priorizar, outros não tem objetivos bem definidos, outros podem ficar procrastinado suas tarefas e há ainda aqueles que não sabem dizer não e acabam acumulando tarefas e fazendo as coisas pelos outros…
E você já parou para pensar quanto tempo você perde ao telefone?
Todos sabemos que o tempo é curto e que a não administração do tempo impacta diretamente na nossa produtividade e consequentemente na nossa qualidade de vida, afinal nunca temos tempo para ler, para estudar, para fazer exercícios, para viajar…
Se identificou?
Então trago três técnicas que podem te ajudar:
A primeira é a GTD ou Getting Things Done, essa técnica melhora a produtividade e organização pessoal. Ela aponta cinco passos para gestão do tempo: coletar, processar, organizar, revisar e fazer.
Como usá-la:
- Colete todas as informações que estão na sua cabeça, basicamente essa técnica pede para esvaziar o nossa cabeça como obrigações, tarefas, atividades, metas, projetos, objetivos, ideias.
- Processe essas informações. Descarte aquilo que você acha que não valem a pena, e faça três novas listas uma para as ideias que você não tem pressa para fazer, outra que vai fazer a médio e longo prazo e na outra lista você vai colocar as que você quer colocar em prática. Nessa lista analise o que você pode fazer sozinho, qual você vai precisar de ajuda e qual você precisa colocar um prazo para executar.
- Organize suas tarefas por grupos, sejam profissionais, pessoais de saúde ou de lazer.
- Revise sua lista periodicamente.
- Coloque em prática. Faça.
A segunda técnica é a matriz GUT (gravidade, urgência e tendência), essa é uma técnica que pode ser utilizada gestão de tempo, mas também para gestão de projetos por exemplo.
Para usar essa técnica pontue de 1 a 5 por grau de importância. Decidir então o que é extremamente urgente (graves), as urgentes e as menos urgentes.
E trago a terceira técnica, a Pomodoro. Essa técnica consiste em dividir seu trabalho em blocos de concentração intensa. Para utiliza-la você irá precisar de uma lista de tarefas e um cronômetro.
Faça a lista de tarefas do seu dia, divida seu tempo em 25 minutos e nesse tempo trabalhe ininterruptamente sua tarefa nesse período. Quando o cronômetro tocar faça um X nas tarefas concluídas e organize as demais tarefas. Faça sempre uma pausa de 5 minutos entre as tarefas e utilize esse tempo para atividades simples como tomar um café. A cada quatro ciclos faça pausas maiores de 15 a 30 minutos para descansar.
Percebeu que é possível juntar as três técnicas? Todas elas precisam de uma lista de atividades e através dessa lista você pode pontuá-las por nível de urgência e tomar as decisões corretas de qual a ordem das atividades a serem feitas e ainda colocar tempo para executar as do dia a dia.
Use seu tempo com sabedoria.
Utilize essas técnicas para te ajudar a organizar seu tempo, mas também reavalie suas atividades, verifique se não está acumulando funções ou fazendo coisas que não são suas. Reavalie seus processos, reorganize suas atividades e use seu celular com sabedoria, para gerir seu tempo.
O tempo voa!!!
Sobre o/a autor/a
Karla Küster
Administradora de empresas formada pela FAE Business School, com pós-graduação em Marketing, Gestão de Pessoas e em Finanças. Atuou em instituições financeiras e em empresas nacionais e multinacionais. Desde 2015 é consultora empresarial em sua empresa Credita CGE – Consultoria e Gestão Empresarial.