Ex-deputado Nelson Meurer morre de Covid | Jornal Plural
Clube Kotter
12 jul 2020 - 11h40

Ex-deputado Nelson Meurer morre de Covid

Meurer foi prefeito de Francisco Beltrão e deputado federal por seis mandatos. Ricardo Barros cobra em público ministro do STF por não ter concedido prisão domiciliar a político de 77 anos

O ex-deputado federal Nelson Meurer faleceu neste sábado, vítima de Covid, depois de quatro dias internado em um hospital de Francisco Beltrão no Sudoeste do Paraná. Meurer, de 77 anos, estava preso em função de uma condenação na Lava Jato. Ele foi o primeiro político condenado pelo Supremo Tribunal Federal na operação.

Meurer foi prefeito de Francisco Beltrão e deputado federal por seis mandatos. Agropecuarista, fazia parte da bancada ruralista no Congresso. Na última eleição, já investigado por suspeita de participação em um esquema de corrupção, deixou pela primeira vez de concorrer a um mandato.

Meurer cumpria pena de 13 anos e nove meses de prisão na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão. Ele está preso desde outubro de 2019, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de ter recebido R$ 29 milhões no esquema da Petrobras.

Segundo seu advogado, Meurer teve uma parada cardíaca e não resistiu. Existe a suspeita de que ele tenha se contaminado com o coronavírus dentro do presídio. O corpo do ex-deputado deve ser cremado.

Prisão Domiciliar negada

O ex-ministro da Saúde e deputado federal, Ricardo Barros (PP) foi o primeiro político a se manifestar sobre a morte de Meurer nas redes sociais. Em seu Twitter, Barros acusa o Supremo Tribunal Federal (STF) de fazer “ativismo político” ao ter negado, sucessivas vezes, a prisão domiciliar para o ex-parlamentar. Meurer integrava o grupo de risco para a Covid-19.

Foto: Twitter

O advogado do ex-parlamentar, Michel Saliba, alertou em inúmeras petições enviadas ao STF que haviam riscos em manter o seu cliente preso em regime fechado na pandemia. Contudo, o ministro Edson Fachin acredita que o presídio oferecia as condições necessárias para o tratamento adequado de Nelson Meurer.

Na última terça-feira (7), Meurer foi internado com suspeita de Covid-19 na Policlínica São Vicente de Paula, hospital particular, em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná. No mesmo dia, ele foi testado para a doença e o resultado positivo veio na noite de quarta-feira (8).

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias