Tradições e lendas amazônicas em ópera infantojuvenil | Jornal Plural
11 jul 2020 - 14h18

Tradições e lendas amazônicas em ópera infantojuvenil

Arte e cultura para crianças em tempo de recolhimento com Muralzinho de Ideias

No próximo sábado (11), às 12h, a série #EmCasaComSesc traz a ópera infantojuvenil “Onheama, a infância de um guerreiro”, do compositor brasileiro contemporâneo João Guilherme Ripper. A apresentação será transmitida no perfil do Sesc Ao Vivo no Instagram e no canal do Sesc São Paulo no YouTube.

Com marionetes, a ópera infantojuvenil retrata a história épica de um guerreiro indígena, abordando tradições e lendas de origem amazônica. A obra conta, por meio de elementos mitológicos e telúricos, a saga do jovem guerreiro Iporangaba, escolhido pelo Xamã para resgatar Guaraci, o sol, que foi engolido pela onça Xivi. Nessa busca, ele conta com a ajuda do Boto-cor-de-rosa e de Iara, seres encantados da mitologia amazônica.

Para assistir no Instagram clique aqui. Já para assistir no YouTube, o link é este.

QUANDO: 11/07 (sab) 12h

ONDE: Para assistir no Instagram clique aqui. Já para assistir no YouTube, o link é este.

QUANTO: gratuito


“A Biblioteca Real das Princesas” no fanzine da Biblioteca Pública

Está no ar mais uma edição do Era Uma Zine, publicação digital da Biblioteca Pública do Paraná voltada para o público infantojuvenil. Concebido no formato de fanzine — ou seja, sem a estrutura formal de livros e periódicos — o material traz propostas de atividades e conteúdos sobre literatura, cultura e artes.

Programação da semana

O fanzine eletrônico para crianças traz a segunda parte da série dedicada aos contos de fadas. “A Biblioteca Real das Princesas” é o tema da edição, que ainda conta com sugestões de leitura e um tutorial sobre como fazer um fanzine no formato sanfonado. Baixe neste link.

ONDE: Baixe neste link.

QUANTO: gratuito


Que tal aprender a fazer o seu próprio caderno de pesquisas?

O Museu Paranaense (MUPA) lançou na última quinta-feira (09), mais um vídeo de sua série de oficinas para serem realizadas em casa. E nesta semana, a oficina apresentada tem como tema Cadernos de Pesquisa.

Inspirado nas diversas cadernetas de campo que existem no acervo, o educativo do MUPA irá te ensinar a fazer um caderno para registrar seus aprendizados, descobertas e dúvidas, assim como fazem os pesquisadores.

Para assistir ao vídeo, clique aqui.

ONDE: Para assistir ao vídeo, clique aqui.

 QUANTO: gratuito


Conservatório de MPB abre inscrições para novos alunos

O Conservatório de Música Popular Brasileira (MPB) abriu nesta quarta-feira (08), a primeira fase de inscrições de novos alunos para os 21 cursos regulares ofertados pelo espaço cultural. Como no primeiro período deste ano, todos serão online, para manter o público em casa e ajudar no controle da disseminação da Covid-19. O prazo de inscrição vai até 28 de julho e as aulas começam em 17 de agosto.

Crianças de 7 a 12 anos podem se inscrever nos cursos de bateria, violão e piano.

Para saber mais informações sobre as inscrições e os cursos, clique aqui.

QUANDO: *prazo de inscrição vai até 28/07

*início das aulas 17/08

ONDE: Para saber mais informações sobre as inscrições e os cursos, clique aqui.

QUANTO: gratuito


A programação e informações descritas nesses posts podem estar sujeitas a alterações por parte das produções dos eventos sem aviso prévio.

Muralzinho de Ideias é uma produtora de eventos e um portal de conteúdo e dicas de programação cultural e artística para crianças em Curitiba, idealizado pela artista, arte-educadora e mãe, Luciana Varaschin.

Quer saber mais? Então, visite: www.muralzinhodeideias.com.br

Face: /muralzinhodeideias

Insta: /muralzinhodeideias

WhatsApp: (41) 99589-8555

Redação: Guilherme Dias

Curadoria: Luciana Varaschin

Últimas Notícias