27 abr 2022 - 14h05

Capítulos da arte paranaense em exposição

Nomes celebrados da história da arte do Paraná e novos expoentes em exposição no Centro Cultural da PUC-PR

A história da arte no Paraná é marcada por gerações que dividiam seu tempo entre ateliês: os seus próprios e os das salas de aula. Professores artistas, mestres na prática e no ensino. Essa união nos marca desde as primeiras expressões visuais que tivemos, com a escola iniciada por Alfredo Andersen, apelidado de “pai da pintura paranaense” justamente por ser formar tantos discípulos que continuaram formando mais gerações.

Essa relação tão forte entre arte e ensino no Paraná ficou mais visível ainda desde o último dia 17 de abril. Uma exposição reúne mais de 20 obras de professores que atuaram no curso de Design da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) responsáveis por formar uma série de outros criativos paranaenses.

A exposição conta com já falecidos expoentes da arte moderna no Estado, bem como nomes que ainda estão presentes na cena contemporânea nacional. Os artistas são: Abrão Assad, Estela Sandrini, Euro Brandão, Fernando Calderari, Ingo Moosberger, Ivo Vaz e Lígia Borba.

Segundo a instituição, “a exposição busca fortalecer as artes plásticas, valorizar a cultura paranaense e apresentar aos estudantes e comunidade em geral os artistas que passaram pela instituição”.

Fernando A. F. Bini, curador da exposição, na abertura. Foto: Divulgação.

O curador da exposição, Fernando Antonio Fountoura Bini, é outro personagem marcante nesse cenário graças à sua ação de décadas como importante historiador no estado. Para ele: “Não existe universidade sem cultura, daí a importância dessa exposição. Nosso objetivo é incentivar os estudantes que têm talento para as artes plásticas e homenagear os pintores, desenhistas e escultores que passaram pela PUCPR, além de apresentá-los a um público que talvez não os conhecesse”.

A mostra Acervo Artistas/Professores da PUCPR segue em exposição no Centro Cultural da Universidade até dia 17 de junho.

Programe-se

O que: Exposição Acervo Artistas/Professores da PUCPR

Quando: Até 17 de junho de 2022.

Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Quanto: Entrada gratuita.

Onde: Centro Cultural da PUCPR – Rua Imaculada Conceição, 1.155 – Prado Velho, Curitiba.

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

É falso vídeo que tenta ligar filho de Lula a Petrobras e a aumento de combustíveis

Diferentemente do afirmado em vídeo, o preço do barril de petróleo não é manipulado por uma empresa internacional que investe na Petrobras. O preço varia, na verdade, com a oferta e demanda do produto no mundo. Além disso, nenhum filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é sócio de empresa investidora da companhia e o presidente Jair Bolsonaro (PL) não instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os acionistas da petroleira. O conteúdo é falso

Projeto Comprova