Annie Ernaux e “A vergonha” são temas para “O que ler agora?”

Livro da francesa que vem para a Festa Literária Internacional de Paraty em novembro fala sobre suas origens a partir de um evento terrível

Nesta semana, “O que ler agora?” fala sobre o quarto livro de Annie Ernaux a sair no Brasil pela editora Fósforo: “A vergonha”. Publicado na França no fim dos anos 1990, a obra fala sobre o dia em que o pai e a mãe da escritora entraram numa briga e ele ameaçou matar a mulher com uma foice.

A partir desse fato terrível, ocorrido em 1952, a escritora Annie Ernaux, uma das mais importantes do França e do mundo, constrói um relato sobre suas origens e sobre como essa bagagem e a experiência de viver com pais comerciantes que eram gente simples se transformou numa vergonha que a vida inteira fez parte do seu ser.

Annie Ernaux

Além de “A vergonha”, a Fósforo publicou também “O lugar”, “Os anos” e “O acontecimento”, este último fala sobre o aborto que a escritora fez também nos anos 1950 e, recentemente, foi adaptado para o cinema em um impactante filme de mesmo nome.

Livro indicado

“A vergonha”, de Annie Ernaux. Tradução de Marília Garcia. Fósforo, 88 páginas, R$ 54,90. Memórias.

“O que ler agora?” está disponível em tocadores de podcast como Spotify, Deezer e Apple Podcast (e também embutido nos posts do site do Pluralaqui). Novos episódios chegam às plataformas sempre às terças-feiras. Ele é produzido com o apoio de sete editoras independentes: AlephAntofágicaArte & LetraFósforoMundaréuRua do Sabão e Tabla.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Annie Ernaux e “A vergonha” são temas para “O que ler agora?””

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima