Conrado Corsalette procura explicar essa crise chamada Brasil

Em livro, fundador do Nexo fala sobre os fatores econômicos, políticos e sociais que dão força à extrema direita e colocam a República brasileira em xeque

O jornalista Conrado Corsalette escreveu “Uma crise chamada Brasil” para “estimular uma avaliação crítica sobre o passado recente”. Nesse contexto, faz sentido que o intertítulo do livro diga: “a quebra da Nova República e a erupção da extrema direita”. Corsalette, que é fundador do “Nexo Jornal”, espera que autoritarismos sejam “definitivamente enterrados”.

Livro que se inspira nos episódios de um podcast chamado “Politiquês”, produzido justamente pelo Nexo Jornal, “Uma crise chamada Brasil” trata do cenário político brasileiro de 2013 a 2023. Conrado Corsalette começa a história nas Jornadas de Junho e termina com a invasão dos prédios dos Três Poderes em janeiro passado. 

Conrado Corsalette

Como parte do trabalho, o autor realizou 53 entrevistas com ativistas e pesquisadores, magistrados e políticos. Esse material dá origem a uma narrativa com pontos de vista diferentes, num registro histórico que evita ser pessimista. 

Por fim, Corsalette analisa as conexões entre fatores econômicos, políticos e sociais que, de um jeito ou de outro, criaram esse país perpetuamente em crise. 

Livro

“Uma crise chamada Brasil”, de Conrado Corsalette. Fósforo, 368 páginas, R$ 79,90 e R$ 54,90 (e-book). Ensaio. 

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Conrado Corsalette procura explicar essa crise chamada Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima