Quer votar em candidatos negros? Confira as opções no Paraná

Quem quer participar do movimento por mais negros na política tem muitas opções no Paraná. Confira os candidatos e candidatas por cargo e partido

Nas eleições de 2022, o Paraná chegou ao índice significativo de 7,7% de candidaturas negras, o maior índice desde 2014. O próximo desafio no movimento para aumentar a presença negra na política nacional é aumentar o número de votos conquistados por candidatos negros. Em 2018, por exemplo, as candidaturas negras foram 5,12% do total de candidatos registrados, mas recebeu apenas 0,81% dos votos nominais.

Entre as candidaturas negras deste ano no Paraná, há um total de 122 registros, dos quais 119 serão efetivamente incluídos na urna eletrônica. Há candidatos negros em todos os cargos em disputa, muito embora nem sempre como titular. O único partido no Paraná a ter uma chapa completa de candidatos negros é o PDT, cuja candidata a vice-governadora, o segundo suplente a senador, três candidatos a deputado estadual e dois a federal se declararam negros.

Candidatos indicados pelo Movimento Negro

Entre os 116 candidatos negros ao parlamento no Paraná, apenas quatro estão indicados pela Coalizão Negra por Direitos através do Quilombo nos Parlamentos. Há apenas uma candidata indicada pelo movimento no Paraná na disputa por uma vaga na Câmara Federal: a vereadora Carol Dartora (PT), e três para a Assembleia Legislativa: o Coletivo das Culturas/Angelo Stroparo (PC do B), Juliana Mittelbach (PT) e o vereador de Curitiba, Renato Freitas (PT).

O Coletivo das Culturas se declarou branco no registro de candidaturas, mas é composto também por pessoas negras.

Governo do Paraná

Há apenas uma candidata negra entre os que disputam o comando do Palácio Iguaçu, a candidata a vice na chapa do ex-líder estudantil, Ricardo Gomyde (PDT), Eliza Ferreira. Ela é advogada especialista em Direito do Trabalho e milita na defesa da igualdade racial e de gênero. É mãe, divorciada e se declara bissexual.

ELIZA FERREIRA (Número: 12/ Partido: PDT – candidata a VICE-GOVERNADOR)

Senado

Ambos os candidatos negros na disputa pelo Senado na vaga do Paraná estão indicados como segundo suplente. Ou seja, é preciso o afastamento ou ausência do titular e do primeiro titular para que o segundo possa assumir.

CRISTIANO DIONISIO (Número: 123/ Partido: PDT – candidato a 2º SUPLENTE DE SENADOR)
POLICIAL FABIO AMARAL (Número: 900/ Partido: PROS – candidato a 2º SUPLENTE DE SENADOR)

O primeiro é Cristiano Dionísio, segundo suplente da candidata ao Senado, Desiree (PDT), advogado e Mestre em Direito Econômico e Social pela PUCPR. É Coordenador da Escola de Direito do Centro Universitário UniDomBosco, em Curitiba, Paraná.

Já Fábio Amaral é policial militar e já disputou a eleição para prefeito em Colombo (como vice). Ele é segundo suplente da candidata dos PROS e bolsonarista, Aline Sleutjes. O primeiro suplente na chapa é o empresário, um dos sócios da rede de escolas Atuação.

Deputado estadual e federal

Partido Agir

Partido Cidadania

O principal candidato negro do Cidadania é o vereador por Curitiba , Herivelto Oliveira, que é jornalista e durante décadas foi presença constante nos noticiários da RPC TV.

Democracia Cristã

Partido MDB

Partido Novo


Partido Patriota


Partido PDT


Partido PL



Partido da Mulher Brasileira (PMB)


Partido PC do B

EDNA DE BARU MULHERES EM LUTA (Número: 6500/ Partido: PC do B – candidato a DEPUTADO FEDERAL)

Partido Podemos


Partido PP

O principal candidato negro do PP é o apresentador de TV e deputado estadual, Galo, que tenta ir para a Câmara Federal agora.

Partido PROS


Partido PRTB


Partido PSB


Partido PSC


Partido PSD

A chapa negra do PSD tem como destaque a presidente da Femotiba (Federação Democrática das Associações de Moradores, Clube de Mães, Entidades Beneficentes e Sociais de Curitiba e Região Metropolitana), Cirleide Silva.

Partido PSDB


Partido PSOL


Partido PT

A chapa negra do PT no Paraná tem dois vereadores de Curitiba, Carol Dartora e Renato Freitas e uma suplente de vereadora, a fotógrafa Giorgia Prates, além da líder comunitária do Parolin, Andreia de Lima.

Partido PTB


Partido PV

NADIR (Número: 43043/ Partido: PV – candidato a DEPUTADO ESTADUAL)

Partido Rede

A chapa da Rede conta com o advogado Mesael Caetano, que foi fundador e presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PR.


Partido Republicanos



Partido Solidariedade


Partido União

A chapa negra do União tem um ex-deputado estadual, Do Carmo, que perdeu o mandato após a chapa do PSL ter sido cassada pela Justiça Eleitoral.

Sobre o/a autor/a

5 comentários em “Quer votar em candidatos negros? Confira as opções no Paraná”

  1. Sendo professora e artista a mais de 27anos, professora federal a mais de uma década, servidora pública e mãe solo de quatro pessoas, senti na pele a falta de apoio para qualidade de vida dos meus filhos. Sei da dificuldade de viver num país onde a mulher não tem voz. Eu sou Carine Piassetta 1205, juntas vamos resgatar os nossos direitos. Me siga nas redes sociais.

  2. Bom dia, está faltando a candidata a Deputada Federal Carine Piassetta do PDT.
    Sendo professora e artista a mais de 27anos, professora federal a mais de uma década, servidora pública e mãe solo de quatro pessoas, senti na pele a falta de apoio para qualidade de vida dos meus filhos. Sei da dificuldade de viver num país onde a mulher não tem voz. Eu sou Carine Piassetta 1205, juntas vamos resgatar os nossos direitos. Me siga nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima