Em julho, o Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/MS nº 11.685/2026, que atualizou as normas para doação de sangue no Brasil. A nova regra entra em vigor em outubro. Para atender às mudanças, o Hemepar, unidade pública vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), está em processo de readequação e capacitação técnica.
Atualmente, os estoques de sangue do Paraná estão estáveis, mas as equipes seguem com atenção especial para reposição dos tipos O negativo (O-) e O positivo (O+), além de incentivar a doação de todos os tipos sanguíneos.
As novas normas reduzem o tempo de espera após procedimentos estéticos e de saúde, ampliam a idade para doação e revisam critérios que antes levavam à inaptidão definitiva. O objetivo é tornar o processo menos restritivo, sem comprometer a segurança de doadores e receptores.
Com a nova regra, doadores regulares poderão continuar doando sangue mesmo após completar 70 anos, desde que permaneçam saudáveis, sejam considerados aptos na avaliação clínica realizada pelo serviço de hemoterapia e respeitem os intervalos e a frequência definidos para essa faixa etária. Também haverá redução no tempo de espera para pessoas temporariamente impedidas.

No caso de tatuagem, maquiagem definitiva e procedimentos estéticos como aplicação de botox, preenchimento e microagulhamento, a doação poderá ser realizada após sete dias, desde que o procedimento tenha sido feito em local que cumpra normas de segurança. Quando essa avaliação não for possível, o prazo será de quatro meses. Para piercing na boca ou na região genital, a doação só poderá ser feita quatro meses após a retirada.
De acordo com a Sesa, as novas regras ampliam o número de pessoas aptas a doar ao flexibilizar prazos e limites de idade, mas isso por si só não garante o fim de eventuais períodos com estoques baixos nos hemobancos. A participação voluntária contínua da população segue sendo indispensável para a manutenção dos estoques.
Segundo dados da Sesa, os estoques da hemorrede no Paraná estão adequados. No entanto, a manutenção depende exclusivamente da regularidade dos voluntários, já que o sangue e seus hemocomponentes possuem prazos de validade rigorosos. Atualmente, a atenção diária das equipes segue voltada para a reposição dos tipos O- e O+, mas doadores de todos os tipos sanguíneos (A, B e AB, positivos ou negativos) são sempre bem-vindos nas unidades.
