Vídeo mostra PM torturando jovens. Polícia diz que o soldado foi expulso

Caso de violência teria ocorrido cinco anos atrás em Matelândia, segundo nota da Polícia Militar do Paraná

Um vídeo que começou a circular na Internet neste fim de semana mostra um caso de violência grave da Polícia Militar do Paraná. Nas imagens, um policial militar, auxiliado por uma outra pessoa, coloca uma luva cirúrgica no rosto de um rapaz, que parece quase sufocar, e dá um tapa nele. Depois bate nas solas dos pés de outro rapaz com um cabo de vassoura, ou algo parecido.

Leia mais: PM matou 156 pessoas no primeiro semestre de 2023

Segundo nota emitida na manhã deste sábado pela Polícia Militar do Paraná, o caso realmente ocorreu dentro do Destacamento de Matelândia, mas cinco anos atrás. O comunicado da PM diz que o militar que torturou o rapaz foi expulso da corporação. Seu nome não foi divulgado.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por BFC – Transformação Social ⚠️ (@brasilfedecovid)

Veja a nota da Polícia Militar na íntegra

A Polícia Militar do Paraná tomou conhecimento de um vídeo que circula nas redes sociais, onde pessoas foram agredidas, supostamente, no Destacamento de Matelândia. Após análise preliminar da Diretoria de Inteligência, foi constatado que as imagens são de fatos ocorridos há mais de 5 anos e que, na época, foram instaurados processos administrativo e criminal, que resultaram na exclusão de militares da PMPR e condenação dos envolvidos.

Como os fatos são pretéritos e requer nova análise, a Diretoria de Inteligência, juntamente com a Corregedoria-Geral da PMPR avaliam as imagens e adotarão as medidas cabíveis.

A PMPR reitera seu compromisso inabalável com os direitos humanos, a lei, a ordem e a ética, e repudia veementemente qualquer comportamento contrário a esses princípios. A ação ilegal e isolada de um militar estadual não reflete os valores e o profissionalismo da Corporação, que se dedica diuturnamente à proteção e ao bem-estar da população paranaense.

Curitiba, PR, 21 de janeiro de 2024.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Vídeo mostra PM torturando jovens. Polícia diz que o soldado foi expulso”

  1. A Polícia Militar não tem limites. Vejo o comportamento dela aqui no Juvevê, na praça Epinghouse, aonde colocam os veículos na calçada, usam o espaço coletivo dos moradores de estacionamento, tudo sem o menor respeito à quem lhes paga o salário e confiam a nossa segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima