Verão 2023-2024: Como identificar locais próprios para banho 

As bandeiras verde, amarela, vermelha e preta são usadas pelo corpo de banheiros para indicar locais próprios para banho

Nesta sexta-feira (22) começa para muitos curitibanos as tão desejadas férias de fim de ano e é comum que neste momento as praias do litoral paranaense fiquem cada vez mais lotadas. Para aproveitar esse momento de lazer é fundamental que a população conheça o sistema de segurança utilizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) para sinalizar locais próprios para banho e eventuais pontos de perigo.

A primeira sinalização a ser conhecida é a bandeira dividida em duas cores (metade vermelha e metade amarela). Ela indica que aquela área está constantemente monitorada e protegida por guarda-vidas. 

Outra bandeira que assegura condições boas de banho é a verde, que indica risco mínimo de incidentes. A bandeira amarela simboliza sinais de alerta, com presença de fatores de risco que exigem cuidado dos veranistas. 

Leia também: Verão 2023-2024: Indo para a Ilha do Mel

A bandeira vermelha significa que o local é inadequado para banho, apresentando alto risco de afogamento. Já a bandeira preta, por sua vez, aponta a ausência de postos fixos de guarda-vidas, o que eleva o perigo em casos de afogamento, não sendo um local indicado para banho.

Para informar que o espaço está interditado para banho devido a fatores de segurança, tais como chuva muito forte, ressaca, alta incidência de raios, quantidade excessiva de águas vivas e caravelas, entre outros, o Corpo de Bombeiros utiliza a bandeira duplo vermelha (duas bandeiras vermelhas no mesmo mastro). Nessas ocasiões, ninguém deve permanecer na praia, inclusive os guarda-vidas.

No caso de outras fontes de água, os cuidados devem ser redobrados. Em rios, não é aconselhável saltar de cabeça, especialmente em locais em que não se conhece a profundidade e a presença de pedras. Em cachoeiras o alerta é para trombas d’água após chuvas fortes.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima