Curitiba garantirá água e banheiros a pessoas em situação de rua

Após pedido da Defensoria, Justiça determina que município de Curitiba garanta acesso gratuito à água e a banheiros em praças e ruas

Decisão da Vara da Fazenda Pública de Curitiba determina que a população em situação de rua tenha acesso gratuito a banheiros e água potável nas praçaa Rui Barbosa, Tiradentes e Osório, além do Mercado Municipal . A decisão também determina que o município deve fixar em dez dias cartazes nos locais garantindo que esse público seja informado corretamente sobre o direito. 

A decisão atendeu a um pedido do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH) da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR). Segundo o defensor público e coordenador do NUCIDH, Antonio Vitor Barbosa de Almeida, a decisão vai de encontro com as determinações feitas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2023. “Essa determinação garante que o município deve garantir acesso aos serviços básicos à população em situação de rua para manter o mínimo de dignidade a esse público”, afirmou. 

Em agosto deste ano, o STF definiu que os estados e os municípios passem a observar as diretrizes da Política Nacional para a População em Situação de Rua, mesmo sem adesão formal. 

Leia também: Comissão de Transporte aponta que é possível ter tarifa zero em Curitiba, mas não imediatamente

De acordo com o defensor público, a decisão também determina que o município garanta refeições gratuitas à população em situação de rua no Restaurante Popular da Matriz e no Restaurante Popular do Capanema. A partir de agora, caso as refeições não sejam ofertadas de maneira gratuita para pessoas em situação de rua nesses restaurantes a determinação estabelece pena de R$10 mil pelo descumprimento. 

A Justiça também deu 24 horas para o município voltar a distribuir água em galões e copos para a população em situação de rua nas praças quando os bebedouros públicos, instalados em 2022, estiverem desativados ou em manutenção. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima