Veja cinco opções para estudar inglês de graça (ou quase) em Curitiba

Instituições públicas de ensino, como a UFPR e a UTFPR, oferecem aulas gratuitas ou a preços reduzidos

É lugar comum que conhecer um segundo idioma é fundamental no século 21. Mas nem sempre as pessoas têm dinheiro para aprender inglês, o idioma mais fundamental hoje no mercado de trabalho.

Na capital paranaense, iniciativas de ensino de inglês – e de outras línguas – já são uma tradição entre os programas gratuitos ofertados aos curitibanos. O Plural separou cinco delas para você conhecer mais a fundo e se programar para os próximos semestres.

1- Idiomas sem Fronteiras (IsF-UFPR)

Por meio do programa Idioma sem Fronteiras (IsF), a Universidade Federal do Paraná vai ofertar 17 turmas presenciais e gratuitas de inglês. As inscrições começaram na segunda-feira (1), vão até o dia 17 de abril e podem ser feitas pelo site do programa.

As 425 vagas estão disponíveis para estudantes da graduação e pós-graduação, professores e servidores técnicos-administrativos da instituição. Os cursos serão ministrados por graduandos de Letras, e acontecem nos campi Reitoria, Politécnico, Jardim Botânico e Rebouças.

Dúvidas e mais informações pelo telefone (41) 3360-5211, pelo e-mail [email protected].

2- Celin

Também ligado à UFPR, o Centro de Línguas e Interculturalidade passou por mudanças em 2019. Os editais de gratuidade passam a ser lançados semestralmente e contemplam apenas alunos e servidores da instituição. Até o ano passado, as vagas gratuitas também atendiam à comunidade externa.

As aulas do primeiro semestre já começaram, mas o edital para as próximas deve ser lançado em junho – vale ficar de olho no site.

Para dúvidas e mais informações quanto à gratuidade das vagas, o contato pode ser feito via e-mail: [email protected]

3- Sesc

Em Curitiba, o SESC oferta cursos de inglês nas unidades Água Verde, Esquina, Paço da Liberdade e Portão. Todas contam com o Programa de Comprometimento e Gratuidade em Educação, que garante bolsas para dependentes de servidores do comércio, ou estudantes de escola pública – em ambos os casos é preciso comprovar renda familiar de no máximo três salários mínimos.

As turmas são semestrais e classificadas por faixa etária. Os editais podem ser acompanhados pelo site e há atendimento pelo telefone (41) 3304-2266.

4- Centro de Línguas Estrangeiras Modernas

Atrelado à Secretaria de Estado da Educação (SEED) o Celem tem aulas ministradas nas instituições de ensino da rede estadual. Em Curitiba, 14 colégios abrigam os cursos de idiomas estrangeiros. As inscrições e matrículas para 2019 já se encerraram, mas os editais são publicados anualmente, por volta de novembro.

As vagas ofertadas são destinadas primeiro para estudantes, depois para professores e funcionários da rede pública e, em menor quantidade, à comunidade em geral. Informações sobre os editais e locais podem ser conferidas no site.

5- UTFPR

Integrando o Departamento de Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Calem oferece cursos de idiomas estrangeiros a estudantes, servidores e dependentes, e também à comunidade externa.

Não há mensalidade, mas é preciso efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição, no valor de R$150, a cada novo semestre. Estão isentos de pagar a taxa apenas servidores e seus dependentes, estagiários da instituição e bolsistas. Alunos podem fazer sua inscrição pelo Portal do Aluno, enquanto os demais interessados devem acompanhar a publicação dos editais no site do DALEM.

Há prioridade de atendimento ao público interno, sendo ofertadas apenas as vagas sobressalentes à comunidade externa. Após a candidatura inicial, haverá ainda o sorteio das vagas remanescentes. O único pré-requisito é que o candidato seja maior de 15 anos, e esteja cursando o Ensino Médio.

A previsão é que os próximos editais saiam em julho. Dúvidas e mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 3310-4597.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Veja cinco opções para estudar inglês de graça (ou quase) em Curitiba”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima