TJ manda soltar Beto Richa

Ex-governador tucano está preso desde o mês passado, acusado de corrupção

O Tribunal de Justiça do Paraná concedeu um habeas corpus para o ex-governador Beto Richa (PSDB). Por decisão da 2.ª Câmara Criminal, na tarde desta quinta-feira, Richa deve ser solto da cadeia.

O tucano está preso desde o dia 19 do mês passado, acusado de comandar um esquema de desvio de verbas em obras de escolas públicas. A prisão foi feita pelo Gaeco, que coordena a Operação Quadro Negro.

A decisão no tribunal não foi unânime. O ex-governador ganhou a liberdade por dois votos a um, e agora, a não ser que o Ministério Público consiga reverter a decisão, esperará o julgamento em liberdade.

O relator do processo votou contra Richa. No entanto, os dois outros desembargadores que compõem a câmara afirmaram que não se demonstrou a contemporaneidade dos fatos – ou seja, que os crimes apontados são recentes.

Um dos desembargadores chegou a chamar a decisão que levou Richa à prisão preventiva, assinada pelo juiz Fernando Bardelli Fischer, de “rancorosa”. Na época da prisão, o Plural afirmou que a decisão de Fischer “beirava o manifesto“.

O tribunal também estabeleceu algumas medidas cautelares para que Richa não obstrua o processo nem fuja do país. Ele terá de entregar o passaporte, não pode sair de casa à noite e nos fins de semana, e não pode manter contato com outros envolvidos na denúncia.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima