Vacinação começa a derrubar mortes por Covid entre idosos em Curitiba

Indicadores ainda só não entraram em declínio entre o grupo de 60 a 69 anos – os que recém foram vacinados

A vacinação fez cair a letalidade por Covid-19 entre idosos em Curitiba no último em abril. A queda foi registrada entre maiores de 70 anos, que receberam as doses há mais tempo. Entre o grupo, na comparação com dezembro de 2020, o total de óbitos encolheu de 49,4% para 38%.

“Ainda que devamos considerar a possibilidade de que esses grupos tenham se isolado mais nas últimas semanas, resultando numa menor taxa de contágio, a vacinação é a principal responsável por essa redução”, afirma o responsável pela compilação dos dados, o professor e pesquisador José Rocha Faria Neto, da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do Centro de Epidemiologia e Pesquisa Clínica (Epicenter) da instituição.

Os números são da base aberta de dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com o levantamento, praticamente todas as faixas que entraram no início da fila da vacinação já estão com taxas em queda.

Em dezembro de 2020, um mês antes de o Brasil começar a vacinar, 5,9% das mortes na Capital paranaense eram de idosos com 90 anos ou mais, letalidade que diminuiu para 1,17% no final de abril. No grupo de 80 a 89 anos, a redução foi de 16,6% para 10,9%, e entre 70 a 79 anos, de 27,7% para 25,3%.

“Nosso objetivo é seguir com esse monitoramento de forma constante, para que fique claro para a população que a imunização é imprescindível para superar a crise sanitária”, indicou o docente.

Já entre os moradores de 60 a 69 anos – os últimos a serem vacinados neste grupo – e de 50 a 59 – que não estão nesta fase do sistema vacinal – as mortes aumentaram em 5% no total de óbitos entre dezembro e abril.

A vacinação de pessoas acima dos 60 anos foi concluída nesta quarta (5) em Curitiba. O esquema para o grupo ainda continua para o retorno da segunda dose e, por se tratar da última faixa etária a ser atendida dentro deste grupo prioritário, excepcionalmente também serão imunizados os que completarem 60 anos até o próximo dia 30 de junho.

Em todo o Paraná, o cronograma de aplicações mantém sintonia com o planejamento do Plano Nacional de Imunização, embora idosos, gestantes e puérperas que cumprem penas nos presídios e penitenciárias tenham ficado de fora deste esquema inicial por decisão do governo de Ratinho Jr. (PSD). A recusa levou a Defensoria Pública do Estado (DPE-PR) a entrar com ação civil pública requerendo a inclusão dos apenados no plano da Secretaria da Saúde. 

Casos

Os dados compilados por Faria Neto mostram ainda que o número de novos casos também vem entrando em declínio, se comparado à dezembro. Entre os com mais de 90 anos, a taxa de contaminados reduziu 42%. Na faixa entre 80 e 89 anos, a queda foi de 39%; e entre 70 e 79 anos, de 14,9%.

Os recortes, contudo, ainda estão longe de indica calmaria. Em Curitiba, o total de internados por Covid-19 neste mês de maio já é quase o dobro de fevereiro. Conforme mostrou o Plural, na primeira quinzena de fevereiro, antes da escalada dos casos que culminou com bandeira vermelha em março, a cidade tinha em média 641 pessoas internadas em UTIs e enfermarias do SUS com Covid ou suspeita da doença, ou aguardando leito. Esta semana, são 1.199 pessoas em média na mesma situação todos os dias, um número 87% maior.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima