UFPR mantém retorno para dia 31, mas volta atrás e descarta regime presencial nas primeiras semanas

Calendário acadêmico permanece inalterado

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiu nesta terça-feira (18) manter o início das aulas de 2022 para o próximo dia 31 de janeiro. Contudo, em meio a um novo pico de casos de Covid-19 associado a uma epidemia declarada de gripe no estado, as duas primeiras semanas de aula serão como todo o esquema do ano letivo anterior: de maneira remota. A decisão não vale para as atividades práticas.

Isso significa que o passaporte da vacina aprovado pelo Conselho Universitário na semana passada só vai estar valendo para quem tiver de cumprir expediente nos campi da instituição.

Em comunicado feito no fim da tarde desta terça, a UFPR informou que o calendário acadêmico permanece inalterado, apenas com aulas maneira remotas nas duas primeiras semanas. Além das aulas práticas, também serão reabertos no dia 31 restaurantes universitários em todas as cidades onde a UFPR possui campi. A medida é ara assegurar o atendimento aos estudantes.

“É uma medida necessária, mas circunstancial, que tomamos tendo como base o respeito à ciência e a proteção da vida de todos os integrantes da comunidade da UFPR”, salientou o reitor Ricardo Marcelo.

Dessa forma, o retorno às aulas presenciais está previsto para o dia 14 de fevereiro, embora os dados da pandemia sigam sendo acompanhados diariamente pelas duas comissões da UFPR que tratam do assunto.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) criticou a deliberação, pois disse que a medida foi viabilizada sem consulta aos alunos. “Além disso, essa decisão foi contrária ao posicionamento estudantil, aprovado na maior assembleia de estudantes feita em 10 anos, que aprovou a manutenção do retorno 100% presencial”, pontuou em nota a entidade.

Não apenas Curitiba como todo o Paraná vive um novo momento de explosão de casos de Covid-19, consequência da circulação de uma nova e mais contagiante variante, a Ômicron, e ainda resultado das festas de fim de ano e das férias.

Boletim mais recento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostra um crescimento de 920,3% de diagnósticos em média móvel, que comapra a média dos últimos sete dias com o registrado há 14 dias. Nas últimas 24h foram confirmados no Paraná 16.809 novas infecções por coronavírus. O total em 24h em 4 de janeiro havia sido 1.502.

No último domingo (16), a UFPR já havia decidido cancelar os serviços de transporte, ligados a Central de Transportes (CENTRAN), inclusive os ônibus Intercampi, como medida de proteção contra a Covid-19. Alguns motoristas do departamento testaram positivo para o coronavírus. O sistema de ônibus Intercampi também volta a partir de 31 de janeiro.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “UFPR mantém retorno para dia 31, mas volta atrás e descarta regime presencial nas primeiras semanas”

  1. Quando se trata da vida de alunos e professores, a reitoria exige comprovação vacinal e adia o retorno presencial. Enquanto isso, a saúde e a vida dos técnicos segue em segundo plano!! O administrativo retornou em novembro e já há surtos de covid (vide centran). A UFPR vai esperar a hospitalização ou a morte de quantos servidores técnicos até que algo seja feito pela categoria mais esquecida dessa universidade que se diz pró-vida??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima