Seu filho tem 4 a 6 anos? Clique aqui

Começa cadastramento para novos alunos da Rede Municipal de Educação em Curitiba. Veja como conseguir uma vaga

Seu filho ou filha nasceu em março de 2019 ou antes e você quer colocá-lo(a) numa escola municipal? A prefeitura de Curitiba abre no próximo dia 26 de setembro o cadastramento escolar para novos alunos. Podem ser cadastradas crianças nascidas antes de 31/03/2019. O cadastramento irá servir de base para a distribuição de vagas do Pré I e II e primeiro ano para o ano letivo de 2023.

Para fazer o cadastramento, os pais devem se cadastrar no site https://cadastramento-escolar.curitiba.pr.gov.br entre os dias 26 de setembro e 26 de outubro de 2022. É preciso ter em mãos nome, endereço e CPF do responsável e da criança. É possível cadastrar mais de uma criança por família. Depois de encerrada essa fase a prefeitura irá divulgar o resultado a partir de novembro.

O que preciso saber antes de fazer o cadastro escolar?

Ao cadastrar seu filho ou filha você vai precisar indicar de três a cinco unidades escolares de preferência. A indicação não garante vaga na instituição, mas será usada para priorizá-las. É possível indicar diferentes turnos para cada unidade. Ou seja, antes do cadastramento é importante que você verifique qual unidade próxima a sua casa melhor atende a sua família.

O que verificar?

  • horário de funcionamento
  • período de ensino (por turno ou integral)
  • distância da sua casa

A rede municipal possui escolas só com turmas por turno (manhã ou tarde) e com turmas em período integral (manhã E tarde). É interessante verificar se a unidade de seu interesse tem o horário que melhor atende a sua família. As famílias podem visitar a escola e conversar com a direção, mas é preciso ligar em cada escola para agendar um horário.

Conversar com pais de outras crianças matriculadas na escola também é uma boa maneira de conhecer melhor a cultura e o ambiente escolar. O Plural possui páginas dedicadas a cada instituição da cidade com informações sobre estrutura e avaliação do ensino disponíveis aqui.

Como são distribuídas as vagas em cada escola?

O cadastramento escolar tem regras claras de distribuição das vagas das unidades escolares. Durante o cadastramento os pais ou responsáveis indicam as unidades de interesse por ordem de preferência. Isso é considerado na distribuição das vagas. Porém, quando o número de interessados excede o de vagas numa escola, há critérios para decidir quem fica com a vaga. A ordem de preferência é:

  1. tiver matrícula efetivada na Rede Municipal da Educação em 2022;
  2. tiver irmão ou irmã que frequente a mesma unidade escolar. Caso tenha vaga disponível, todas as
    crianças cadastradas pelo responsável terão preferência na mesma unidade;
  3. obtiver a menor distância do endereço cadastrado até o endereço da unidade pretendida;
  4. tiver a maior idade ;
  5. caso o empate persistir, o sistema realizará o sorteio.

Meu filho já está num CMEI e vai para o primeiro ano. A vaga está garantida?

Se o seu filho ou filha já estuda no CMEI da rede municipal em 2022, você deve receber um comunicado indicando a escola na qual a vaga dele já está garantida. Cada CMEI tem uma escola de ensino fundamental parceira, que recebe a maioria de seus alunos (dá para perguntar isso para a diretora da escola quando for visitá-la). A matrícula desses alunos deve ser feita até 30 de setembro.

Mas a família tem interesse em outra unidade é preciso fazer o cadastramento no site e indicar como unidade de preferência a escola de interesse. Haverá preferência para o aluno uma vez que ele já é parte da rede municipal e também se ele tiver irmãos matriculados na unidade.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima