Saiba como fazer matrícula na rede de ensino municipal de Curitiba

Este ano, a matrícula na rede de ensino municipal de Curitiba deverá ser efetivada no período de 05 a 09 de fevereiro. Os responsáveis devem comparecer à unidade escolar nestas datas para efetivar a matrícula de crianças e adolescentes. No […]

Este ano, a matrícula na rede de ensino municipal de Curitiba deverá ser efetivada no período de 05 a 09 de fevereiro. Os responsáveis devem comparecer à unidade escolar nestas datas para efetivar a matrícula de crianças e adolescentes.

No ano passado, as famílias com interesse em matricular seus filhos na pré-escola ou no 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal para o ano de 2024 realizaram o pré-cadastramento na rede municipal de ensino. O procedimento serviu para a Secretaria Municipal da Educação dimensionar as turmas para este ano letivo.

Ainda em dezembro, as famílias que já haviam feito o cadastro efetivaram a matrícula das crianças na rede de ensino. Quem já estava matriculado em unidades educacionais públicas do município seguiu o fluxo escolar normalmente, bastando apenas confirmar a continuidade para o ano seguinte na secretaria da escola ou Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).

Para as famílias que não fizeram o cadastramento escolar ou perderam o prazo para matrículas remanescentes, em dezembro de 2023, a prefeitura de Curitiba orienta que os pais e responsáveis procurem os Núcleos Regionais de Educação (NREs).

Leia também: Garantia de matrícula escolar é obrigação do poder público

Os Núcleos da Educação ficam nas Ruas da Cidadania e podem emitir declarações de vaga para as famílias que procuram uma vaga nas unidades de ensino municipais. Este ano, a matrícula na rede de ensino municipal deve ser feita pelo responsável na unidade escolar, no início de fevereiro.

Matrícula na rede de ensino público

Junto da declaração de matrículas, os responsáveis devem portar certidão de nascimento da criança, RG e CPF do responsável, comprovante de residência, declaração de vacinação da criança e histórico escolar ou declaração de transferência caso a criança possua. Todos os documentos, tanto do responsável quanto da criança, devem ser apresentados os originais e uma cópia.

No caso da indisponibilidade de vagas na unidade pretendida pelos pais/responsáveis, o Núcleo aponta vagas disponíveis em outra unidade de ensino. Em casos de dúvidas, as famílias podem entrar em contato por telefone com o Núcleo Regional da Educação ou acessar o site da Educação e clicar na aba “Núcleos Regionais”. O telefone de contato das regionais é:

Bairro Novo – (41) 3221-2850

Boa Vista – (41) 3313-5714

Boqueirão – (41) 3313-5559

Cajuru – (41) 3221-2380

CIC – (41) 3221-2922

Matriz – (41) 3313-5842

Pinheirinho – (41) 3313-5444

Portão – (41) 3350-3967

Santa Felicidade – (41) 3221-2578

Tatuquara – (41) 3221-2616

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima