Selma Cubas, da UFPR, é primeira mulher na presidência da Abes

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Paraná (Abes-PR) realizou a posse oficial da diretoria que conduzirá a instituição até 2025. A professora Selma Cubas assumiu a presidência para seu segundo mandato, ao lado da vice-presidente Karen do […]

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Paraná (Abes-PR) realizou a posse oficial da diretoria que conduzirá a instituição até 2025. A professora Selma Cubas assumiu a presidência para seu segundo mandato, ao lado da vice-presidente Karen do Amaral, também professora do Curso de Engenharia Civil, departamento de Hidráulica e Saneamento da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Fundada em 1966, ao longo de seus 57 anos de existência, diversos professores já ocuparam o cargo da presidência da associação. À frente da gestão da Abes-PR desde 2021, Cubas é a primeira mulher a assumir o cargo na associação. “Isso não é uma exclusividade da Abes. Se olharmos para o campo da engenharia, a maioria das instituições nunca teve mulheres na diretoria, é uma questão cultural”, diz.

Cubas permanecerá na presidência da Abes-PR até 2025 e pretende, nesse período, incentivar a participação de mais mulheres nas discussões relacionadas a saneamento e meio ambiente. “Ter uma mulher à frente das discussões proporciona uma integração maior e isso incentiva a participação de ainda mais mulheres. Principalmente se formos pensar no papel que as mulheres ocupam dentro do saneamento”, afirma.

Abes-PR

A professora ainda explica que ao discutir saneamento, não estamos abordando apenas questões relacionadas à água potável, tratamento e eliminação de esgoto, mas também políticas de saúde pública. “O papel da Abes é apoiar o setor. Realizamos congressos, palestras, debates e qualificações profissionais para que, juntos, possamos pensar em medidas de saneamento”, explica Cubas.

Leia também: Reservei hotel para as férias – quais os meus direitos?

A Abes é a mais antiga e atuante entidade brasileira do setor de saneamento ambiental. A instituição tem a missão de promover pesquisa e desenvolvimento para o setor de saneamento no Brasil. A sede nacional da Abes fica no Rio de Janeiro, mas a associação atua em diversas regiões do país, como a Abes-PR, que tem sede em Curitiba.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima