Pular para o conteúdo

Urbs nega sobreposição de linhas em edital do transporte coletivo de Curitiba

Licitação foi suspensa pelo TCE-PR na segunda-feira (19); tribunal deve voltar a analisar o caso na próxima semana

Urbs nega sobreposição de linhas em edital do transporte coletivo de Curitiba
Urbs nega sobreposição de linhas em edital do transporte coletivo de Curitiba | Foto: Tami Taketani / Plural
Publicado em:

O presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, negou na última quarta-feira (21) que haja sobreposição entre as linhas do transporte coletivo de Curitiba e as operadas pela Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), na Região Metropolitana no novo edital do transporte coletivo. A possível sobreposição de serviços e a duplicidade de custos foram os motivos apontados pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para suspender a licitação da nova concessão do transporte público da capital.

Em coletiva de imprensa, Maia Neto afirmou que respeita a decisão do tribunal, mas informou que a administração municipal já encaminhou sua manifestação de defesa ao TCE-PR.

A suspensão foi determinada em decisão cautelar do conselheiro Fábio Camargo, publicada na última segunda-feira (19). O leilão estava previsto para 26 de novembro, na Bolsa de Valores de São Paulo. A decisão cita quatro linhas que hoje funcionam em gestão compartilhada: 106-Barreirinha/São José, 304-Pinhais/Campo Comprido, 607-Colombo/CIC e 702-Caiuá/Cachoeira. Para o conselheiro, os documentos apresentados justificam uma análise mais aprofundada sobre elas.

Segundo o TCE-PR, antes de seguir com a licitação, é preciso compatibilizar a concessão de Curitiba com a licitação da Amep, cujo processo também está suspenso.

TCE-PR aponta possível duplicação de custos e suspende licitação do transporte público de Curitiba
Conselheiro do TCE-PR suspende licitação e pede esclarecimentos à Urbs sobre possível sobreposição de serviços e duplicação de custos

Linhas compartilhadas

O compartilhamento das linhas é regido por um convênio entre o Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura de Curitiba, com vigência até março de 2027, que pode ser renovado ou prorrogado. As linhas compartilhadas com a Amep, em ligações de Curitiba com São José, Pinhais, Colombo e Campo Largo, foram criadas para unificar linhas urbanas e metropolitanas em uma operação conjunta.

Na sessão do TCE-PR desta quarta-feira (21), Camargo manteve seu posicionamento, e o conselheiro Augustinho Zucchi pediu vista do processo. O caso deve voltar à pauta na próxima quarta-feira (28).

Newsletter

O que aconteceu em Curitiba e no Paraná hoje, em cinco minutos

De segunda a sexta, no fim do dia, direto no seu e-mail.

Sem spam. Você pode cancelar quando quiser.

Falta um passo

Enviamos um link para o seu e-mail. Clique nele para confirmar o cadastro.

Não conseguimos concluir agora. Tente de novo em instantes.

Julia Sobkowiak

Julia Sobkowiak

Formada em jornalismo pela PUCPR.

Todas as reportagens

Mais em Curitiba

Ver todos

Mais de Julia Sobkowiak

Ver todos