Secretaria de Segurança vai comprar antiga sede da Copel no Batel. Valor da transação ainda não foi revelado

Processo de negociação deve terminar em agosto deste ano, diz o governo

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR) irá adquirir a antiga sede da Companhia Paranaense de Energia (Copel), no bairro Batel, em Curitiba. Com as negociações ainda em curso, a pasta não divulgou o valor que será pago pelo imóvel. A intenção de compra do imóvel foi formalizada na edição do dia 9 de junho do Diário Oficial do Paraná.

De acordo com o decreto, as despesas da realocação da secretaria foram sustentadas pelos recursos provenientes da Dotação Orçamentária 3901.06.181.13.5014, um crédito aprovado pelo Poder Legislativo que autoriza o uso de recursos estaduais para pagamento de despesas. O valor aprovado para a dotação na LOA de 2021 corresponde a R$153.987.817.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná informou que a mudança é necessária “face às necessidades de espaço para atender as atividades laborais da Secretaria”. Atualmente, a estrutura da Sesp fica na Rua Deputado Mário de Barros, no Centro Cívico. “Após vencer a busca por imóveis públicos, a Sesp partiu para os particulares e, neste momento, encontrou o prédio da Copel em leilão”, afirmou a pasta, em nota.

Segundo a secretaria, a Copel foi oficiada com o valor da avaliação do imóvel feita pelo órgão estadual e aceitou o valor da transação. Ao Plural, a Sesp disse que a consolidação da proposta se dará nas próximas semanas e, por isso, não informará o valor gasto com a compra neste momento.

Conforme o decreto do dia 9 de junho, a instalação da secretaria no antigo edifício da Copel “apresenta-se como indispensável ao atendimento do interesse público, em virtude de suas características e espaço físico”. A área total do imóvel localizado na Rua Coronel Dulcídio, no Batel, é de 2.109,99 m2.

Como noticiado pelo Plural em janeiro deste ano, o prédio foi a leilão, segundo a Copel, como um meio de aproximar a direção dos funcionários e reduzir custos. “A mudança é parte da estratégia de redução de custos e da integração entre a administração e o corpo técnico para potencializar a sinergia entre as áreas dos negócios da empresa, com ambientes integrados que vão promover ainda mais o trabalho colaborativo, incentivando a inovação e a melhoria nos processos.”

Em nota, a empresa informou que o valor arrecadado com a venda do edifício só será divulgado quando o processo de mudança for finalizado, em agosto deste ano. A previsão de janeiro era alcançar, no mínimo, R$ 32,5 milhões. 

Leia a nota da Secretaria de Segurança Pública do Paraná na íntegra:

“Conforme Plano de Governo do Estado, face às necessidades de espaço para atender as atividades laborais da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) foi desenvolvido o conceito da Cidade da Polícia, a qual teve os seus projetos executivos licitados, no entanto, houve demanda judicial entre as empresas participantes do processo licitatório, quando a execução já havia iniciado, estando, portanto, suspensa a execução contratual devido ao entrave.

Neste sentido, a Sesp precisou pensar em uma solução que atendesse as necessidades imediatas e iniciou pesquisas no âmbito da cidade de Curitiba, em busca de um imóvel com as características necessárias para integrar as instituições de segurança pública. Após vencer a busca por imóveis públicos, a Sesp partiu para os particulares e, neste, momento encontrou o prédio da Copel em leilão.

A Secretaria, então, oficiou a Copel demonstrando o interesse no imóvel, tendo sido montada uma comissão de avaliação do imóvel, a qual concluiu pela viabilidade na ocupação do mesmo pela Secretaria. Ato contínuo, foi feita a decretação de utilidade pública deste imóvel e as negociações iniciaram-se junto à COPEL. Pela via extra judicial, a Sesp oficiou a Copel com o valor de avaliação do imóvel. A Copel, por sua vez, aceitou a transação amigável e a consolidação da proposta se dará nas próximas semanas. 

Outras informações serão enviadas, quando consolidadas, e no momento oportuno.”

Confira o Diário Oficial de 9 de junho de 2021:

Reportagem sob orientação de João Frey

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima