Saiba como agir corretamente durante as chuvas de verão

A previsão do tempo indica que até o fim de janeiro o curitibano terá que andar com a sombrinha debaixo do braço. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) Curitiba terá pelo menos uma pancada de […]

A previsão do tempo indica que até o fim de janeiro o curitibano terá que andar com a sombrinha debaixo do braço. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) Curitiba terá pelo menos uma pancada de chuva por dia em janeiro. Com um mês recheado de chuvas de verão é preciso saber como agir quando uma delas começa.

A Defesa Civil de Curitiba orienta que os motoristas não estacionem seus veículos perto de árvores, devido ao risco de quedas causado pelos ventos fortes. Além disso é preciso evitar ficar próximo de eletrodomésticos que puxem energia como geladeira, ar-condicionado,  micro-ondas e televisão. Outras orientações são:

Não utilizar celulares ou tablets conectados à tomada;

Permaneça dentro do carro se não houver risco do veículo ser levado por uma enchente;

Se você mora ou trabalha perto de rios ou lagos, fique atento ao nível da água;

Para os motociclistas, caso a moto pare de funcionar ou a moto caia, o recomendado é não tentar ligá-la e empurrá-la até um local seguro.

Para quem ligar durante as chuvas de verão?

Caso o cidadão presencie uma emergência em decorrência das chuvas, como quedas de árvores, grandes alagamentos e destelhamento de casas, ele deve acionar os contatos de atendimento e socorro à população.

Para contatar a Prefeitura, deve-se utilizar a Central 156. Além do 156, as pessoas também podem ligar para a Defesa Civil através do telefone 199, para a Guarda Municipal no 153 ou para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Também é possível solicitar lonas, pelo telefone da Guarda Municipal no fone 153. Além disso em caso de risco estrutural emergencial, acionar a Coordenadoria de Edificação e Imóveis (Cosedi) via 199 da Defesa Civil ou 153 da Guarda Municipal. Em caso de quedas de galhos/árvores nas vias públicas, é com o 156.

Se houver falta de energia por queda de árvores/galhos sobre a rede elétrica, ligar para a emergência da Copel através do fone 0800 510 0116.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima