Verão 2023-2024: Bombeiros realizaram mais de mil salvamentos no litoral

Em comparação com a temporada de 2022/23 o índice de salvamentos no litoral do Paraná aumentou 41% neste verão

Segundo dados da Operação Verão Costa Leste coletados pelo Corpo de Bombeiros do Paraná até o momento foram realizados 1.016 salvamentos no litoral do Paraná. Os dados foram coletados entre os dias 15 de dezembro de 2023 e 08 de janeiro de 2024. Em comparação com o mesmo período de 2022/23 o índice de salvamentos no estado aumentou 41%.

Durante a temporada de 2022 entre os dias 16 de dezembro de 2022 e 08 de janeiro de 2023 o corpo de bombeiros realizou cerca 718 salvamentos em todo litoral em comparação com 1016 salvamentos realizados durante o mesmo período de 2023 e 2024.

Para a capitã do corpo de bombeiros Débora Kolossoskei o aumento do número de salvamentos é decorrente do aumento do número de banhistas no litoral. “O que identificamos este ano foi um aumento no número de banhistas, isso talvez por conta das modificações que foram feitas no litoral e isso fez com que mais pessoas viessem para o litoral e também tem um resquício do pós-covid, muitas pessoas voltaram a viajar só agora”, diz

Dos 1.016 salvamentos registrados na temporada de verão 2023/24, 105 foram afogamentos e outros cinco foram óbitos. “O número de salvamentos engloba tanto o números de afogamentos, que é quando ocorre aspiração de líquido pela vítima, o de óbitos e os resgates feitos quando a dificuldade de sair de área de risco”, explica Kolossoskei.

Leia também: Como identificar locais próprios para banho 

A recomendação é que os banhistas fiquem nas áreas que possuem bandeiras e placas que indicam que o local é seguro para banho. Outra recomendação é que os veranistas evitem áreas não monitoradas pela corporação – indicadas pela bandeira preta.

Os bombeiros também alertam que caso os banhistas notem alguém se afogando, os guarda-vidas devem ser chamados imediatamente. A recomendação é feita pois caso a pessoa resolva, sozinha, salvar a outra o risco de se afogar é aumentado.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima