Sacerdotisa do candomblé, Iyagunã Dalzira se torna doutora pela UFPR aos 81 anos

Mãe de santo Iyagunã Dalzira Maria Aparecida, defendeu sua tese de doutorado na UFPR

Na última semana a sacerdotisa do candomblé, Iyagunã Dalzira Maria Aparecida, defendeu sua tese de doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, aos 81 anos. Um marco para a educação e para o movimento negro paranaense.

O tema foi “Professoras Negras, Gênero, Raça, Religiões de Matriz Africana e Neopentecostais na educação pública” e para a pesquisadora trata-se de uma conquista coletiva porque, assim como inúmeros estudantes negros e negras, ela também teve dificuldade no acesso à educação.

Iyagunã Dalzira foi alfabetizada apenas aos 13 anos, pelo pai. À época apenas homens iam para a escola. Ela nasceu em 1941, em Guaxipé, Minas Gerais e chegou ao Paraná quando tinha 27 anos.

Iyagunã Dalzira é mãe de sete filhos e para manter a família trabalhou nas lavouras de café do norte do Paraná.

Nos anos 1970 começou a debater o racismo no Paraná e resistiu à Ditadura Militar.

Academia

Para chegar ao doutorado, a sacerdotisa teve um longo caminho. Somente aos 47 anos conseguiu concluir o Ensino Fundamental por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos.

Aos 63 entrou na graduação e aos 72 anos escreveu sua dissertação de mestrado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Como Iyalorixá, protetora das tradições africanas, o avanço da escolarização pela graduação, mestrado e agora doutorado, “é um divisor de águas para o conhecimento unir os saberes tradicionais africanos com outras saberes, sobretudo num sociedade que legitima e respeita a produção científica”, diz.

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Sacerdotisa do candomblé, Iyagunã Dalzira se torna doutora pela UFPR aos 81 anos”

  1. Francisco Eugenio Barrella

    A Profa. Dra. Dalzira é um exemplo para todos os seres humanos, pois não se conquista esse título apenas por volição. A persistência, a dedicação, a determinação e a fibra são qualidades que se manifestaram em todas as etapas da caminhada dessa maravilhosa mulher. Vivemos em um mundo maltratado e destruído por parte da humanidade, porém esta mulher é inspiradora e nos traz a esperança de que um futuro de bem é viável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima