Procon começa o “Mutirão Renegocia” para quem está endividado

Ação tem início nesta segunda (24) e foi lançada pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor

Começou nesta segunda-feira (24) o “Mutirão Renegocia!”, do Procon Paraná. A ação é voltada para consumidores que têm dívidas e integra a iniciativa do Governo Federal, coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), chamada “Desenrola Brasil”.

Podem participar pessoas que tenham débitos em bancos e instituições financeiras. As empresas têm dez dias para apresentar uma proposta quando a pessoa se cadastra no programa.

Para participar basta entrar na plataforma consumidor.gov.br ou ir até uma unidade do Procon.

Endividamento

No mês de junho o endividamento dos paranaenses cresceu, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio). Os dados apontam que 94% das famílias tinham dívidas no mês passado.

O estudo revela que o cartão de crédito é o grande vilão: 84,5% dos endividados estão com pagamentos do cartão em atraso.

Leia também: Sistema de aluguel de bikes ignora Plano de Ciclomobilidade de Curitiba

Por isso é importante ter consciência na hora de renegociar as dívidas. De acordo com a coordenadora do Procon Paraná, Claudia Silvano, é necessário negociar parcelas que cabem no orçamento.  “É importante que seja estabelecida uma parcela que caiba no bolso do consumidor, para que ele avalie, quando receber as propostas, se poderá arcar com o parcelamento oferecido”, explica.

Quem deve no cheque especial, empréstimos e pensões alimentícias também pode aderir ao programa.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima