PM fez simulado de ataque à Curitiba em bairros atingidos por caminhão desgovernado

Em exercício de treinamento, a Polícia usou munição, explosões e grande mobilização de forças para se preparar para futuros ataques. Não funcionou

Cerca de um mês antes de um caminhão percorrer 15 quilômetros dentro de Curitiba a Polícia Militar realizou um grande “treinamento para simular ataques a banco ou à cidade” nos mesmos bairros atingidos pelo veículo: Bairro Novo e Cidade Industrial. No dia em que a mesma região foi surpreendida por um caminhão de grande porte descontrolado, parece que a preparação não resultou em ação.

Na época, a PM afirmou ao G1 que “o objetivo da ação é estabelecer parâmetros para ação da Polícia Militar”. Em outro comunicado, sobre um simulado semelhante em São José dos Pinhais, o texto oficial afirma que “O objetivo da ação é avaliar as melhores formas de agir em casos de tomada de cidades e novo cangaço, aperfeiçoando o trabalho policial frente a situações de crises”.

O exercício incluiu disparo de munição, explosões, a movimentação de dezenas de policiais e um alerta para que a população “não se assustar”. Os comunicados não detalham os resultados dos simulados, nem o custo dessas operações. Só a hora de vôo dos helicópteros Falcão da PM custa em torno de R$ 3,7mil.

Helicóptero da PMPR: R$ 3,7 mil por hora de voo.

Desde o fim de novembro, a PM realizou pelo menos três desses simulados de crimes violentos na região metropolitana de Curitiba: em São José dos Pinhais, em Curitiba e em Colombo. E voltou a mobilizar uma grande quantidade de policiais, veículos e até helicóptero no último dia 19 de janeiro, no centro de Curitiba, em operação de reforço de policiamento ostensivo, segundo a jornalista Luciana Pombo.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “PM fez simulado de ataque à Curitiba em bairros atingidos por caminhão desgovernado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima