PM faz abordagem truculenta a carrinheiro no Centro de Curitiba

Segundo advogado, rapaz não tinha nenhum problema judicial e estaria sendo preso por desacato

A Polícia Militar realizou uma abordagem violenta no Centro de Curitiba nesta quarta-feira (4). A vítima foi um carrinheiro, cujo nome não será citado, e que chegou a ser arrastado pelos policiais até bater com a cabeça no asfalto. Segundo pessoas que acompanharam a cena no local, os policiais disseram que estariam parando carrinheiros para averiguação e que no momento da abordagem o rapaz teria entrado em surto.

O caso aconteceu na Praça Santos Andrade, na região central de Curitiba. A situação chamou a atenção pelo número de viaturas usado na abordagem – em certo momento, havia seis veículos da PM em torno do rapaz, segundo testemunhas.

No final da abordagem, foi necessário levar o carrinheiro para atendimento médico. Os policiais o conduziram até a UPA da Boa Vista sob custódia – embora não houvesse nenhuma queixa contra ele. A alegação, de acordo com o advogado Lucas Rosa, que atendeu a situação como voluntário, era de que o rapaz teria desacatado os policiais.

“O meu escritório é perto, e eu tenho um trabalho com alguns alunos da UFPR”, conta Lucas. “Quando os estudantes viram a cena, me ligaram e eu vim correndo.” Lucas Rosa nunca tinha visto o rapaz, mas diz que trabalha com Direitos Humanos e que queria garantir que nenhum abuso fosse cometido na abordagem.

No final da abordagem, o rapaz tinha escoriações nos pulsos, causados pelas algemas, nas pernas e na boca. “Além de tudo houve preconceito”, diz o advogado. “O rapaz é soropositivo e um policial me alertou para ficar longe dele, como se AIDS fosse transmitida assim.”

O Plural tentou contato no final da tarde com a sala de imprensa da Polícia Militar para saber a versão dos policiais sobre o caso, mas não conseguiu atendimento.

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “PM faz abordagem truculenta a carrinheiro no Centro de Curitiba”

  1. Uma vergonha a atitude da PM. Assim que tratam os cidadãos. Combater o crime organizado, o tráfico de drogas (que a boca miúda sabem que são os donos), roubos a banco, furtos e roubos de veículos não fazem. Não dá mais para aceitar este tipo de abordagem. Temos que, cada vez mais, valorizar o trabalho feito pelo Deputado Renato Freitas, que dá a cara a tapa e denuncia estes abusos.

  2. Segundo o instagram do Mãos Invisíveis, foram 7 viaturas. Eles receberam várias imagens mas não publicaram. Sugiro que a equipe do Plural peça pra ver essas imagens e que sejam repassadas para o advogado e para o Deputado Estadual Renato Freitas, que lidera na Assembléia a Frente Parlamentar de Pessoas em Situação de Rua e tbm lidera projetos de lei para polícias usarem câmeras corporais. Perceba que a PM dispersa algumas pessoas que pararam pra ver, justamente para não ter filmagens/testemunhas. Se tivesse sido numa ruazinha do CIC aposto que seria mais uma manchete de “confronto com a polícia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima