Ex-presidente volta para Comtiba após queda de conselheira que desagradou evangélicos

Como o Plural havia adiantado, a presidente do Conselho da Criança, Cristiane Honório, foi exonerada do cargo nesta quarta, dia 4 de outubro, após conduzir com sucesso a eleição dos conselheiros tutelares de Curitiba

Após conduzir com sucesso a eleição dos cinquenta novos conselheiros tutelares de Curitiba e seus cinquenta suplentes, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), Cristiane Honório de Faria, foi exonerada nesta quarta-feira, dia 4 de outubro. A saída de Faria e do suplente dela, Rodrigo Navarro, foi provocada pela pressão de grupos evangélicos e vereadores radicais de direita que não gostaram da punição a um grupo cristão que promoveu uma lista de candidatos ao conselho tutelar.

O veto ao uso de instituições religiosos para campanha por candidatos a conselheiros tutelares era parte das regras da eleição. O Instituto Luzeiro havia publicado em suas redes sociais uma lista de candidatos “cristãos”, em desrespeito à norma do pleito e teve seu representante multado por isso.

FAS sugere usar Guarda Municipal para intimidar pessoas em situação de rua

Com a saída de Cristiane, reassume a presidência do Comtiba o ex-presidente do Conselho, Renan Gustavo Costa Ferreira, que substituiu Marjorye Gaiovicz após a gestão desastrosa que culminou com a invalidação de parte dos votos da eleição para o conselho tutelar em 2019. O pleito teve problemas graves, como a falta da foto de candidatos habilitados nas urnas.

A saída de Cristiane Faria após um bom trabalho à frente da eleição contrasta diretamente com a permanência de Maria Alice Erthal na presidência da Fundação de Ação Social (FAS) – órgão no qual estão abrigados os Conselhos de Direitos – após ter sido flagrada sugerindo o uso da Guarda Municipal para intimidar moradores de rua, justamente um dos públicos cujo atendimento está sob a responsabilidade dela.

Apesar de pressão até do Conselho Nacional de Direitos Humanos, o prefeito Rafael Greca (PSD) simplesmente ignorou o assunto e manteve Maria Alice Erthal no cargo. Antes dela, a FAS estava sob a responsabilidade do ex-vereador Thiago Ferro, pastor da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Ex-presidente volta para Comtiba após queda de conselheira que desagradou evangélicos”

  1. Tempos estranhos esse em que vivemos. A herança do bolsonarismo, como esperado, irá provocar danos à nossa sociedade por um bom tempo ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima