Prédio no Batel troca muros altos por pracinha para a população

Edifício da incorporadora Weefor também reduziu número de vagas de garagem para promover uso de transporte alternativo

Os moradores da Sete de Setembro, em Curitiba, viram surgir nos últimos dias uma nova pracinha. Só que, ao contrário do que acontece normalmente, essa não é uma praça aberta pelo poder público. O espaço foi criado como parte do processo de construção de um prédio na região, mas a ideia é que toda a vizinhança possa se beneficiar.

A praça atual fica no plantão de vendas do edifício, que se chama Mova, da incorporadora Weefor. Mais tarde, quando o prédio estiver pronto, haverá uma praça na frente do próprio edifício, com a mesma concepção de uso coletivo.

A ideia é que ter uma pracinha com gente circulando e com vida própria é muito melhor do que colocar muros altos para proteger os moradores. “Nós apostamos que isso integra o empreendimento com a rua, com a cidade, e que isso é muito mais eficiente para trazer segurança. Onde tem pessoas circulando existe mais segurança do que onde só existe um espaço vazio vigiado por câmeras”, diz Maria Eugênia Fornea, CEO da Weefor.

Maria Eugênia diz que os projetos arquitetônicos prédios da Weefor são sempre escolhidos por concurso – e nesse caso, o vencedor foi escolhido justamente por promover essa integração com a cidade. Na pequena pracinha, que fica onde antes era um beco, há um banco, bicicletário e bebedouro. Até aqui, diz ela, o público do edifício, um condomínio de alto padrão no Batel, topou a ideia.

Não é a única ousadia do projeto. Hoje, no Batel e imediações, edifícios com apartamentos grandes chegam a ter quatro ou cinco vagas de carros por unidade. No Mova, que tem apartamentos de até 250 metros quadrados, serão duas vagas de garagem por apartamento. A ideia é incentivar que as pessoas se locomovam de forma menos poluente, o que inclui o transporte coletivo, bicicletas e caminhadas a pé.

Pelos cálculos da incorporadora, se todos os lançamentos do bairro seguissem esse padrão, seriam 37,5% menos carros nas ruas, reduzindo a emissão de gases poluentes ao estimular o uso de bicicletas.

Inclusive, a contrapartida social do edifício serão bicicletários em diversas cidades da região metropolitana. Todos eles ficarão em terminais de ônibus, para facilitar que as pessoas se locomovam de bicicleta não só quando estão numa atividade de lazer, mas principalmente quando precisam ir de casa para o trabalho.

Sobre o/a autor/a

6 comentários em “Prédio no Batel troca muros altos por pracinha para a população”

  1. IgnácioDottoNeto

    Iniciativa interessante. Legal!
    Só faltou ao texto o endereço da pracinha (uma das 6 perguntas básicas do jornalismo).
    Segundo meu departamento de pesquisa, o lugarejo fica perto da Rua Xavier da Silva. Vou fazer um rolezinho lá no final de semana.

  2. Francamente acho essa ideia bem arriscada,e para ter mobilidade com bicicletas teria que ter mais ciclovias,pois quantas pessoas não se arriscam a pedalar nas vias e precisa melhorar muito também o transporte coletivo para que tenha qualidade real …pois ocorrem sempre atrasos,ônibus cheios,sujos etc

    1. Oi Eliane, se existe uma região de Curitiba que tem ciclovias e estrutura para uso de bicicletas é a região do Batel. No mais, importante que empresas estejam testando ideias para melhorar a cidade e abraçando a comunidade entorno de seus empreendimentos. Um bairro cheio de prédios e muros altos é um bairro ruim.
      Rosiane

  3. Iniciativa excelente para criar lugares de convivência em áreas de passagem sem atrativos e sem utilidade.
    Houvesse mais empresas que tivessem esse olhar holístico sobre os espaços, a cidade ficaria mais bonita e humana.

  4. Parabéns à construtora. As pessoas que pensam só em seus próprios umbigos têm dificuldade em entender os benefícios que empresas como essa trazem para a sociedade. Duas vagas de garagem são mais que suficientes para uma família. Quando um edifício é construído no local de uma casa, são vários os problemas para a comunidade da região em termos de trânsito. Onde morava uma família com dois ou três carros passam a residir outras tantas com dois ou mais carros, multiplicando não só a poluição como os problemas de mobilidade para a prefeitura. Empresa consciente, mais uma vez parabéns

  5. Os aptos próximos da tal pracinha irão adorar o barulho…e se a família tiver 3 pessoas adultas trabalhando em locais diferentes,vai ter sorteio de quem deixará o carro na rua..q ideias idiotas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima