Plural não divulgou resultados da UFPR antes do anúncio

Veículo reproduziu transmissão da apuração dos resultados e depois publicou as informações no mesmo post. Detalhe técnico está sendo usado como prova de suposta fraude na eleição

Um detalhe técnico na publicação de reportagens do Plural está sendo usado como suposta prova de fraude na eleição da UFPR. No dia 2 de setembro, às 17:59, o jornal colocou no ar um post com a transmissão oficial da apuração dos resultados pela Comissão Paritária de Consulta da UFPR. Publicado como “Acompanhe em tempo real o resultado da eleição da UFPR”, o post entrou no ar pouco depois do início da transmissão.

URL do post original foi mantida.

Quanto o trabalho foi concluído, com a confirmação dos resultados, a repórter Angieli Maros salvou no mesmo post a matéria “Reitor da UFPR recebe 83% dos votos; Bolsonaro decidirá nomeação”, com as informações sobre o resultado.

Como o jornal usou o mesmo post para as duas postagens, o horário de criação deste permaneceu o mesmo: 17h59. É esse horário que é usado como suposta prova de que o jornal divulgou os resultados antes da apuração.

A confirmação de que houve a troca da transmissão pela reportagem está nos registros do sistema de publicação do Plural, que mostra a inclusão do texto às 19:53.

Tela de registros de revisões mostra que a matéria com os resultados foi salva às 19:53 pela repórter Angieli Maros.

O texto foi editado ainda outras quatro vezes pela própria repórter e pela editora de Vizinhança, Mauren Luc. A URL do post original foi mantida.

O uso de um mesmo post (e URL) para uma cobertura jornalística é uma estratégia que ajuda na indexação do conteúdo em mecanismos de busca e aproveita o engajamento total do assunto nas redes sociais. No Plural, essa estratégia é coordenada pela jornalista Camila Ribas e foi determinada no caso da cobertura dos resultados da eleição da UFPR pelo coordenador de redação do veículo, Rogerio Galindo.

Todos os registros do sistema de publicação do Plural estão à disposição da Comissão Paritária de Consulta da UFPR.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima