O estacionamento rotativo é realidade. Você já sabe como usá-lo?

O Plural foi atrás do assunto e responde as principais dúvidas de quem ainda não se adaptou ao uso do EstaR digital

Os talões impressos do EstaR já não valem mais em Curitiba e deram lugar a aplicativos. O motorista pode baixar um app em seu smartphone ou, se preferir, comprar crédito em um dos cerca de 400 estabelecimentos comerciais conveniados na cidade. Em vigor desde meados de março deste ano, após um período de adaptação, o EstaR Digital passou a funcionar pra valer em 11 de maio.

Há quem saiba da novidade, mas ainda não se adaptou. Se esse é o seu caso, preparamos um guia de respostas práticas com ajuda do pessoal do Zul EstaR Digital:

O que faz quem não tem smartphone?

Quem não tem smartphone pode obter os créditos via comércio local. O motorista vai até um comércio credenciado e solicita o crédito, que é feito pelo comerciante via site e cadastro da placa do automóvel estacionado. É importante salientar que o motorista precisará fornecer os dados do veículo parar ativação da vaga, como modelo e placa, estando sujeito à multa, caso ultrapasse o tempo estacionado.

Estacionei e nunca nem baixei o aplicativo. E daí?

O ideal é baixar o aplicativo antes de sair de casa, para ter uma experiência de estacionar mais ágil, com ativação da vaga feita em segundos. Mas, caso isso não ocorra, é possível baixar o aplicativo assim que parar o carro na vaga, fazer o cadastro e a compra dos créditos para ativar a sua vaga em tempo.

Se eu não tenho cartão, o crédito vai demorar a cair na conta. O que faço enquanto isso?

Você pode optar por vários meios de pagamento com o Zul EstaR Digital, mas é preciso estar atento ao tempo de compensação de cada um. É possível usar cartão de crédito, débito, boleto, as carteiras digitais e a transferência bancária. Em último caso, é possível comprar os créditos nos estabelecimentos comerciais locais, credenciados.

Como vou saber que meu crédito está vencendo e que preciso tirar o carro?

Caso o aplicativo esteja instalado no seu celular e a vaga tenha sido habilitada pelo app, você receberá uma notificação em seu celular, informando que o tempo contratado está terminando. Você tem, então, a possibilidade de renovar a sua permanência na vaga onde está. Caso tenha comprado na rede credenciada, precisará ir até o veículo e sair da vaga, ou seguir até o estabelecimento comercial e comprar mais créditos. Em todos os casos, é preciso observar as regras da vaga na placa, pois há algumas delas em que só é possível permanecer por uma hora.

Os créditos têm validade?

Não. Os créditos não expiram e as frações de 15 minutos não utilizadas retornam para o saldo do aplicativo como crédito, caso o motorista tenha desabilitado o estacionamento com esse tempo disponível. Os talões impressos ainda valem dinheiro em Curitiba se forem trocados até o dia 31 de julho, na Rodoferroviária ou nas ruas da cidadania. Para tal, é preciso agendar atendimento via site da Urbs e comparecer no local escolhido com os talões em mãos e o aplicativo Zul EstaR Digital baixado.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “O estacionamento rotativo é realidade. Você já sabe como usá-lo?”

  1. Bom dia, qual o valor do “multa” quando sou notificado por estacionamento irregular, ou seja, por não ter colocado ao cartão ou não ter acionado o aplicativo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima