MP pede suspensão de consulta sobre militarização de escolas

Promotoria diz que Ratinho poderia ter apressado militarização por motivo político

O Ministério Público do Paraná solicitou que o governo estadual suspenda o processo de consulta à comunidade escolar sobre a criação de colégios cívico-militares. A gestão Ratinho Jr. (PSD) decidiu incluir 216 escolas num programa de militarização, que repassa a gestão dos colégios para policiais militares da reserva.

Segundo a promotoria, o governo teria cometido diversas irregularidades no processo. Além de não ter divulgado de maneira ampla o processo de consulta, a Secretaria de Educação teria supostamente apressado o processo por razões políticas, de acordo com o texto da promotora Beatriz Spindler de Oliveira Leite.

O Ministério Público pede que o governo informe a lista das escolas incluídas no programa e os critérios utilizados para sua escolha. A promotoria também quer saber se houve alguma audiência de esclarecimento para que a população pudesse conhecer o programa antes de votar.

Ratinho escolheu aplicar o programa em 10% de todas as escolas estaduais. Supostamente, trata-se de colégios em áreas de vulnerabilidade, mas já se demonstrou que nem todas preenchem o critério.

A consulta pública, feita rapidamente nas escolas, tem sido majoritariamente favorável à militarização. Das 197 escolas que já encerraram a votação, 178 optaram por ingressas no novo modelo, e só 19 rejeitaram a proposta. Em 19 escolas, a consulta prossegue.

Sobre o/a autor/a

7 comentários em “MP pede suspensão de consulta sobre militarização de escolas”

  1. Muito estranha a promessa de custearem uniformes para todos e transporte para alunos que precisem, pelo horário noturno, estudar mais longe.

    De onde virá este recurso?
    Motivo então de nunca custear uniformes anteriormente?
    Certeza de que a população não esteja confundindo “colégio militar” e “escola militarizada”?

    Muitas questões para tanta pressa.

    1. Isso vc tem razão! Faça a prova, junte títulos, tempo de serviço na função e mereça a vaga! Cobrar pra que? Vc ter que pagar por uma vaga de serviço temporário pro estado é safadeza! Vai pra onde esse dinheiro?

  2. Eleição viciada. Quem tem mais filhos tem mais votos(?). A comunidade não foi esclarecida sobre a necessidade de votar contra, caso não tivesse interesse no modelo. Período de “eleição” indefinido, ou seja, até a proposta do governo ser aprovada…

    1. Acho que a implantação deveria ser compulsória, não por votação. A educação está muito ruim, seria uma maneira de melhorar a disciplina e com ela o comprometimento dos alunos e alguns professores. Novamente estamos indo na contramão das melhorias, isso temqyd ter fim!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima