Ministério da Saúde e PRF do Paraná devem retomar serviço aeromédico

Assinatura do convênio foi feita nesta semana e atendimento começa na região de Curitiba

O Ministério de Saúde e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) devem retomar o serviço aeromédico no Paraná. O convênio foi formalizado nesta semana. Não foi divulgada data de início das operações, que começaram na região de Curitiba.

O helicóptero que será usado no serviço foi disponibilizado pela PRF. A aeronave é nova, fabricada em 2021, e adquirida por R$ 30 milhões pela Polícia. A capacidade é para oito pessoas, incluindo a tripulação.

A aeronave vai servir para resgate médico em apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas para isso será necessária a construção de hangar e heliponto, que ficarão em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na delegacia da PRF.

No mês passado, a secretária municipal do Desenvolvimento Urbano e Habitação da prefeitura de Colombo, Keli Coradin, entregou o projeto arquitetônico necessário para a construção das obras.

Encontro

O convênio foi assinado pela ministra Nísia Trindade e pelo superintendente da PRF no Paraná, Fernando Cesar Oliveira. Também acompanharam as tratativas o vice-governador Darci Piana (PSD) e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD).

Leia também: Aulas recomeçam com falta de profissionais de apoio para alunos de inclusão em Curitiba

O encontro contou com a participação de parlamentares, entre eles o líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu. “Este serviço muito importante, que salva vidas, estava paralisado desde 2016, de forma inexplicável, mas antes as aeronaves da PRF já tinham registrado mais de três mil acionamentos”, disse o parlamentar.

Nísia Trindade também destacou a importância da retomada do atendimento, sobretudo em casos urgentes ou em locais de difícil acesso. Fernando Cesar Oliveira afirmou que ao disponibilizar o helicóptero a PRF cumpre a missão de salvar vidas, embora não seja vinculada ao Ministério da Saúde.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima