Aulas recomeçam com falta de profissionais de apoio para alunos de inclusão em Curitiba

Prefeitura diz que deve ser feito concurso público para contratação de profissionais ainda neste ano

As aulas na rede municipal de Curitiba voltaram nesta semana e, de acordo com o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), há falta de professores e profissionais de apoio (PAs) para estudantes de inclusão.

Em Curitiba, há 4.540 alunos e alunas de inclusão. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, atualmente há 1,3 mil profissionais de apoio que atendem 1.565 estudantes. No retorno das aulas, no entanto, há relatos de escolas que não tiveram a volta dos PAs.

Os PAs geralmente são contratados como estagiários – estudantes da cursos da área da educação. Uma das escolas é a Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, no Bairro Novo. Educadoras ouvidas pelo Plural afirmam que as três PAs que trabalhavam lá no primeiro semestre não retornaram para o segundo semestre – isso ocorre porque os contratos de estágio duram, no máximo, dois anos.

Em nota, a Secretaria de Educação afirmou que “nem todo estudante necessita de apoio para locomoção, higiene e alimentação. Cabe esclarecer que os profissionais de apoio são destinados a crianças de alta prioridade, com necessidade de ajuda para alimentação, locomoção e higiene, além de algumas atividades escolares, sempre sob a orientação do professor regente da turma”.

Leia também: Prefeitura estende horário de vacinação em 12 unidades de saúde

Além disso, conforme a nota, “a análise sobre a necessidade de acompanhamento com profissional de apoio é constante e ocorre a partir da observação individual de cada criança e estudante quanto ao nível de comprometimento e características individuais em relação à locomoção, higiene e alimentação”.

A avaliação é feita por meio dos Núcleos de Educação com auxílio de pedagogas especializadas e da equipe da escola de cada estudante.

Concurso

Segundo o Sismmac, a volta às aulas também teve outro problema: a não nomeação dos aprovados no último concurso. Atualmente o sindicato estima que há um déficit de 3 mil professores e professoras no município que se afastaram das atividades devido a aposentadorias ou exonerações.

A primeira convocação dos aprovados pela Prefeitura de Curitiba de 179 profissionais do magistério aprovados no concurso público de docência ocorreu no mês passado.

Quanto aos PAs, foi aprovado em março deste ano um projeto de lei do Executivo que prevê a criação do cargo de Agente de Apoio Educacional. A previsão da prefeitura de Curitiba é sejam contratados por meio de concurso mil agentes ainda neste ano.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima