Mil pessoas ficaram sem ter onde morar às vésperas do Natal

Após ordem judicial, moradores da ocupação Nova Guaporé foram despejados

“Ninguém avisou que iam nos tirar de lá com força policial, porque não queriam que a mídia soubesse. Fomos saber ontem à noite, não pudemos nem nos preparar. Só fizemos uma reunião e dissemos pra ninguém resistir, porque senão eles iam fazer covardia como fizeram no Caiuá”, contou Geremias de Oliveira Custódio, uma das lideranças da ocupação Nova Guaporé, que ficava na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Juliana Almendro Teixeira, que vive na ocupação ao lado, a 29 de Março, tentou ajudar os vizinhos e acompanhou de perto o drama do despejo das mil pessoas que viviam ali desde outubro. “Os policiais chegaram às 5h da manhã, mas estavam escondidos. Perto das 6h, começou a sair homem de todo canto, entraram por trás da Sanepar. Eram uns 400 a 500, veio até a cavalaria”, falou.

Segundo ela, a polícia foi “pacífica”, mas as cenas foram lamentáveis mesmo assim. “Durante a ação as crianças estavam com fome, não tinha como fazer mamá pras menores. Aí queriam levar as mães pra um abrigo, mas elas não queriam ir porque tudo o que tinham estava ali. O povo com sede, na frente da Sanepar, e não tinha nem água pra tomar.”

“Estão falando que CRAS, FAS estão ajudando… Mentira, ninguém apareceu”, lamentou Geremias. Ambos disseram ao Plural que só a Ordem dos Advogados do Brasil, a Defensoria Pública e políticos como Goura e a professora Josete prestaram algum auxílio, além de outros advogados parceiros.

Créditos: Rafael Bertelli / Mandato Deputado Estadual Goura

Os dois também afirmaram que as famílias tiveram pouco tempo para tirar seus pertences de casa e muitas perderam o pouco que tinham. “Eles fizeram barreiras. Só deixavam sair, mas não deixavam entrar. Então as pessoas queriam ajudar, os caminhões queriam entrar pra tirar as coisas, mas não dava. Ficou tudo no meio da rua”, descreveu Juliana em uma ligação de telefone, perto das 22h. “Até agora tem gente carregando os caminhões. Com a chuva, deve ter molhado tudo.”

Geremias revelou que a mudança forçada foi para outra ocupação, agora no Campo Comprido. “Quem quis vir, veio. Estamos acampados aqui. O direito de moradia é direito do povo, né? Com essa pandemia muita gente ficou desempregada, muita gente passando necessidade, e acolhemos quem precisava. O pessoal já tinha até enfeitado as casinhas lá, sabe? Agora o Natal vai ser horrível. Espero que, pelo menos, não nos tirem daqui.”

Créditos: Rafael Bertelli / Mandato Deputado Estadual Goura

“Falta de planejamento grosseira ou falta de humanidade”

O deputado estadual Goura Nataraj disse que ficou sabendo do despejo ontem, durante uma sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), quando recebeu mensagens de advogados que acompanham a situação das ocupações de Curitiba. “Imediatamente encaminhei para o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Tadeu Veneri, que fez o anúncio em sessão, chamando a atenção do presidente da Alep para o fato de que enviaria um ofício às autoridades pedindo que isso não ocorresse.”

“O ofício foi enviado, mas hoje de manhã eu acordei com várias mensagens me dizendo que a reintegração estava ocorrendo”, contou à reportagem. “Às 7h28 eu falei com o presidente da FAS, que me respondeu às 8h07 dizendo que estavam encaminhando equipes para o local. Ou seja, o despejo já estava ocorrendo sem a presença da assistência social.”

Goura chegou ao local por volta das 9h30 e ficou lá até a hora do almoço, tentando contatar as autoridades. Falou com Ney Leprevost, que prometeu ajuda da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), mas o lembrou de que a responsabilidade seria do Superintendente Geral de Diálogo e Interação Social do Governo do Estado do Paraná, Mauro Rockenbach. “O Mauro não retornou nenhuma ligação ou mensagem, até agora estou esperando.” 

Já na ocupação, Goura falou que encontrou apenas duas servidoras da FAS presentes para atender 311 famílias. “A situação era de desespero entre os moradores. Muitas crianças vendo o trator passar por cima das casas; houve um foco de incêndio em alguns barracos, que quase se alastrou pra uma situação de incêndio florestal, mas foi contido. Não havia comida nem água.”

Créditos: Rafael Bertelli / Mandato Deputado Estadual Goura

Uma cena em especial chamou sua atenção. “A gente estava saindo e uma família estava chegando. Era um casal e provavelmente a mãe de um deles, uma senhora de idade. Eles ficaram desesperados porque estavam no hospital e voltaram pra casa naquela situação – não existia mais a casa.”

“A FAS disse que as famílias não concordaram em ir para os abrigos, mas é óbvio. Ela não está preparada para esse tipo de situação, há uma incompetência de planejamento. Existem abrigos masculinos e femininos, uma família vai querer se separar nessas circunstâncias, com crianças? Elas vão querer ficar numa precariedade diferente, não na precariedade pública”, avaliou o deputado.

“O governo joga pra prefeitura, a prefeitura pro governo e ficou a Deus dará. Mesmo sendo uma ocupação recente, de pouco mais de três meses, está invisível aos olhos do poder público. Ou é uma falta de planejamento grosseira, ou falta de humanidade. Acho que são as duas coisas”, concluiu.

Empurra-empurra

Rafael Greca se manifestou via Twitter dizendo que a área não pertence à Prefeitura de Curitiba. “É particular (herdeiros de João Knaut). A reintegração de posse e a ordem de despejo foi dada pela Justiça do Estado e cumprida pela Polícia Militar. Portanto, a negociação não coube à Prefeitura e as informações devem ser dadas pelo Governo do Estado.”

Ao Plural, Rockenbach respondeu o seguinte: “Bem, essa reintegração é com a Justiça Estadual. Não é uma ação do Governo do Estado. A Justiça, por força de lei, solicita força policial. A Comissão Estadual de Assuntos e Conflitos Fundiários, de atribuição do estado, só tem atuação em ações em áreas rurais.”

Fernando Antonio Prazeres, desembargador do Tribunal de Justiça e presidente da Comissão de Mediação de Conflitos Fundiários, afirmou à reportagem que foi avisado “em cima da hora” e não teve como intervir. “No âmbito processual, não sei como vai ficar, vou analisar os recursos, se a propriedade é mesmo de quem diz que é… Agora estamos acompanhando o destino dessas famílias, pra onde elas vão, porque pelo que vi no processo e hoje de manhã, a grande maioria é de haitianos.”

Os dirigentes da ocupação disseram ao Plural que somente 100 das mil pessoas despejadas são haitianas.

Segundo Prazeres, esses moradores já estavam numa ocupação em Almirante Tamandaré. “São itinerantes, saem de uma ocupação pra outra, são despejados… E daí a Comissão se preocupa justamente com isso. Não adianta solucionar um problema pontual e criar outros tantos. Temos que resolver a causa disso. Porque esse povo está itinerante, é importante saber a origem e tentar achar um destino para abrigar esse pessoal de forma definitiva ou provisória, pra fazer um encaminhamento futuro. O que não dá é pra ficar permitindo invasão atrás de invasão, assim a gente não chega a lugar nenhum.”

Por enquanto, o desembargador não sabe qual será o rumo ofertado às famílias. “Vamos conversar com Araucária e Curitiba. Vamos ver se a gente consegue que os serviços sociais desses municípios nos deem algum caminho, porque nós mesmos não temos um local específico agora.”

Ajuda

Depois que Goura publicou sobre a situação nas redes sociais, muitas pessoas ofereceram ajuda. As arrecadações serão feitas até o dia 23/12 na OAB Paraná (Rua Brasílio Moura, 253. Telefone: 41 99999-9816).

A defensora pública Olenka Lins, coordenadora do Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas (NUFURB), também se manifestou dizendo que está, desde o início, fazendo a defesa dos ocupantes. “Em sua maioria, são vulneráveis e desprovidos de praticamente tudo o que é necessário para uma vida digna. Tentamos, assim, evitar que se chegasse à grave situação que todos viram, sobretudo, em tempos de pandemia e principalmente porque não havia plano de realocação.”

A profissional completou que segue tentando reverter a situação. “Neste momento, a preocupação é com o destino das famílias e todo o esforço tem sido para se impedir que a realidade fique ainda pior para todas essas famílias.”

Por meio de nota, a Fundação de Ação Social (FAS) comunicou que muitas das famílias já são atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Corbélia, por morarem na região da Cidade Industrial. “O restante vive em Araucária, na Região Metropolitana e, por isso, a assistência social daquele município também acompanhou a ação, assim como o Conselho Tutelar.”

“Nenhuma família aceitou acolhimento nas unidades municipais de Curitiba, onde podem ter acesso à alimentação, higiene, local para dormir. A FAS encaminhou as famílias para atendimento em Cras, onde serão avaliadas as necessidades de cada uma. Apenas 6 famílias decidiram voltar para suas casas, mas falaram da dificuldade de alimentação. Para elas, a FAS irá liberar crédito alimentar, que tem valor de R$ 70,00 para compra nos Armazéns da Família”, finalizou.

Sobre o/a autor/a

18 comentários em “Mil pessoas ficaram sem ter onde morar às vésperas do Natal”

  1. Tenho dó das crianças, mas invadir terreno alheio nunca foi e nunca será certo!! Podem ter pessoas de bem ali? Podem ter, mas acho que há muitas pessoas que não se preocupam em ter um emprego e sair da vida que levam. Ficam invadindo terrenos alheios para serem favorecidos com algum, sendo que trabalhamos anos e anos para conseguirmos algo. Não acho certo!! E ficar esperando algo do governo ou prefeitura porquê? Vejo sempre carros bons ali dentro, despensa cheia, roupas, calçados, doações chegando à toda hora, as crianças com motinho elétrica e pula pula, acredita?? Então não acho que seja bem assim a história!! Não acho que sejam tão coitados assim!!

  2. Como discutir racionalmente com alguém que ressuscita um termo pra lá de morto como “comuna”…? Realmente o Brasil parou no tempo. Parou não, regrediu, e o nosso amigo é prova disso: reproduz ideias de whatsapp, facebook e quejandos do mesmo nível baixíssimo. Sinais da inteligência atual.

  3. Me desculpem, mas a ação já é antiga e deveria ter sido feita a reintegração há bem mais tempo.
    Mas os comunas Goura e Josete reclamam que agora é Natal. Depois seria Ano Novo e não daria. Depois Páscoa e assim por diante.
    Esses dois comunistas manifestaram-se, mas não moveram uma palha sequer em benefício dos invasores. São demagogos que deveriam estar na lata do lixo.

  4. Muita sacanagem, os caras tem o prazer mórbido e satânico de ver a desgraça do outro. Tinham que fazer isto bem antes do Natal. Não,poderiam esperar mais um pouco. Mas não, tinha que encenar o Natal como a 2 mil anos ” não há lugar pra vcs aqui”.

  5. Este é o brasil de bolsonaro, o paraná do rato e a curitiba de greca. O que dizer disso tudo? O que dizer da polícia, do judiciário, das pessoas sem casa (como se elas a tivessem antes do despejo)?? e a vida seguirá, com ratos, grecas e bolsonaros passando bem o natal. Quero ver de camarote a hora em que esse povo brasileiro perceber a força que tem e se revoltar. Quero ver o morro e a periferia virarem tudo isso aqui pelo avesso, para acertarmos as contas de tudo o que estamos vendo.

  6. Não existem políticas públicas que possa dar assistência aos desvalidos.
    Curitiba na gestão Greca inexistiu a pasta de habitação de interesse social.
    Lei de regularização fundiária, reurb s letra morta.
    O IPPUC é a maior barreira, inimiga da habitação social, para quem tem dúvida consultem a COHAB, e saberá quantos projetos foram indeferidos.

    1. Oi, Ana. Um problema é que o mesmo vale para os ditos proprietários anteriores do terreno, que em algum momento o invadiram. Outro é o direito à moradia. Mais um é a inefetividade da ação para a resolução do problema das invasões. Mas deixemos outros pontos de lado e pensemos então nas crianças que lá estavam, sem nenhuma responsabilidade sobre quaisquer atos. É dever, não favor, o Estado fornecer a eles condições dignas de vida e não as tratar como bandidas, não?

    1. Veja, Jeff, não foram os povos originários guaranis, kaingangs ou xetás que pediram a reintegração de posse. Nem foi a favor deles que o estado interferiu na questão. Não conhecemos detalhes do processo até para saber o histórico daquele espaço e quais usos estavam sendo feito dele, mas sabemos que o direito à moradia existe. Se não lá, nas situações absurdamente precárias que havia, onde o estado dará espaço digno para as famílias inteiras morarem?

  7. Queria entender o que leva os curitibanos e paranaenses escolherem e insistirem, nesses representantes! Tivemos a oportunidade de Goura na prefeitura, mas mantiveram o inepto eterno do Greca! A desigualdade está reduzindo o Brasil a um destino triste e sem volta.

  8. Eu fiz parte dessa comunidade , e lamentável ver a situação dos moradores , COHAB não existe mais , nem realocação tivemos chance , oque será de nós daqui pra frente

  9. Juliana Mattos Bueno

    A matéria mais esclarecedora sobre o tema que li até agora, obrigada ♡. Fico na torcida pra que essas pessoas possam encontrar um local onde possam viver definitivamente com mais dignidade.

  10. Excelente cobertura q revela como o poder publico trata os mais pobres
    Ratinho e Greca estão se lixando
    Triste e tdo isso às vésperas do Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima