Mesmo com campanha, Paraná deve ter o menor eleitorado jovem dos últimos 20 anos

Prazo para tirar o título termina na quarta, 4 de maio

Não faltaram campanhas. Mesmo assim, e como já se desenhava em cenário nacional, a fatia de jovens entre 16 e 17 anos aptos a votar no Paraná nas eleições gerais de 2022 deve ser a menor das últimas duas décadas. Com o total de 82.173 títulos emitidos para esta faixa etária até o último sábado, 30 de abril, trata-se do registro mais enxuto desde que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a divulgar informações estatísticas do eleitorado em pormenores, em 2002. O prazo para novas emissões termina na quarta-feira, 4 de maio.

Para superar o período de menor engajamento até então – anterior às eleições de 2014 –, teriam de ser feitos 8.952 pedidos em todo o estado nos próximos dois dias. Não é impossível, mas difícil. Por isso, as mobilizações continuam.

Morada do público-alvo da campanha, as redes sociais seguem no ritmo de vídeos e dancinhas lembrando que o prazo bateu à porta. Com um bom resultado acumulado, apesar do cenário. Em janeiro, o TSE apontava 35.548 registros no estado – até abril, o crescimento foi de mais de 130%. De Maísa a Larissa Manoela, passando perfis de ainda maior alcance, como Anitta e Leonardo DiCaprio, a ideia é esclarecer, atrair o máximo de interesse a uma causa que parece falida para a nova geração, inclusive por aqui.

Em 2002, o estado tinha 115.457 eleitores registrados entre 16 e 17 anos. Quatro anos depois, chegou-se ao auge com 152.515 títulos. Veio então a queda: 136.283 em 2010; 91.125 em 2014; e uma leve guinada para 103.404 em 2018, para novamente voltar a cair este a ano.

Parte de uma estratégia nacional, o Tribunal Regional Eleitoral local (TRE-PR) circulou durante o mês de abril por escolas de Ensino Médio, encabeçando a discussão sobre a importância do engajamento eleitoral e trazendo à mesa dúvidas a respeito da segurança da urna eletrônica – um dos maiores alvos de fake news desde as eleições passadas. Somente no Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba, a ação rendeu 100 novos títulos.

Como tirar?

Estão aptas a tirar o título brasileiros a partir de 15 anos, desde que completem 16 até o dia da eleição, no dia 2 de outubro.

Por causa da pandemia, os processos foram adaptados e, hoje, todo o trâmite pode ser feito pela internet, na página de autoatendimento do eleitor. É bom saber: você vai precisar de documentos obrigatórios. São eles foto ou cópia digitalizada do documento oficial de identidade com foto (frente e verso); do comprovante de residência recente; e uma selfie segurando, ao lado do rosto, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera.

Todos os detalhes estão na página do TSE.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima