Mantido ritmo, correção de dados da Covid em Curitiba segue até 2021

Boletim do governo estadual informa que integração entre sistemas “ainda está em andamento”; prefeitura não estabelece prazo para solução

A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) incluiu na edição desta terça-feira (15) de seu boletim epidemiológico diário 2.685 casos de covid-19 registrados em Curitiba que estavam pendentes devido a problemas na transferência de dados entre o sistema do município e o do estado. Conforme o boletim, essa integração de sistemas “ainda está em andamento”.

Agora, Curitiba aparece com 50.397 casos a menos no boletim estadual. Mantido o ritmo atual de ajuste do represamento de dados, o trabalho de correção deve durar ao menos 18 dias e terminar somente em janeiro de 2021.

O boletim estadual também trouxe a informação de 23 óbitos em Curitiba –nove a mais do que os 14 relatados pelo informe municipal. Com essa atualização, são 189 mortes a menos no boletim do Estado em relação aos dados já divulgados pela prefeitura.

Questionada pelo Plural acerca de uma estimativa de prazo para a solução do descompasso de informações, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Paraná limitou-se a dizer que esse questionamento deveria ser direcionado ao município de Curitiba. O órgão municipal, por sua vez, reafirmou que não há estimativa de prazo.

O represamento de dados da pandemia em Curitiba é alvo de uma apuração do Ministério Público, como noticiou o Plural esta semana. A Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública concedeu sete dias para as secretarias Estadual e Municipal de Saúde darem explicações sobre o assunto.

O problema afeta também os balanços nacionais do Ministério da Saúde e do consórcio de veículos de imprensa, que utilizam como fonte as tabelas compiladas pelas secretarias estaduais.

Nas últimas 24 horas, o Paraná contabilizou 116 mortes e 7.528 casos de Covid-19. Ambos os números são recordes desde o início da pandemia, decretada em março pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima