Livros de alfabetização contemplam só 3% dos alunos de CMEIs em Curitiba

Compra de material insuficiente para uso em sala aponta para adesão "simbólica" de Curitiba a programa bolsonarista criticado por professores

Apesar de ter aderido ao Programa Nacional de Alfabetização (PNA), a rede de Centros Municipais de Educação Infantil da cidade recebeu livros suficientes para apenas 3% dos estudantes. O Plural verificou as entregas de livros feitas a 347 instituições em 2022. Foram 1552 livros, dos quais 1278 de uso dos estudantes e 274 para professores. A rede municipal tem cerca de 42 estudantes nas instituições contempladas.

O dado indica que muito embora tenha aderido ao PNA, é improvável que a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba tivesse interesse em implantar, de fato, o programa. Isso porque a natureza dos livros adquiridos implica no uso individual de cada publicação, com a realização de atividades propostas nas páginas, o que segundo professores ouvidos pelo Plural inviabiliza o compartilhamento do material.

A implantação do PNA em Curitiba, o Plural já havia noticiado, tinha a oposição de profissionais dos CMEIs e da própria equipe técnica da Educação Infantil do município por não dialogar com as metodologias e práticas do sistema de ensino curitibano. A adesão ao programa, porém, foi feita por pressão do governo Bolsonaro junto as secretarias municipais de educação, como foi o caso da SME em Curitiba.

Só em 2022, a compra de material que permanece sem uso nos CMEIs curitibanos representou um gasto de R$ 42 mil. Mas as obras do PNA já estão sendo adquiridas para as instituições da cidade desde 2020 e devem voltar a serem compradas para o ano letivo de 2023.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima