Apesar de ter aderido ao Programa Nacional de Alfabetização (PNA), a rede de Centros Municipais de Educação Infantil da cidade recebeu livros suficientes para apenas 3% dos estudantes. O Plural verificou as entregas de livros feitas a 347 instituições em 2022. Foram 1552 livros, dos quais 1278 de uso dos estudantes e 274 para professores. A rede municipal tem cerca de 42 estudantes nas instituições contempladas.
O dado indica que muito embora tenha aderido ao PNA, é improvável que a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba tivesse interesse em implantar, de fato, o programa. Isso porque a natureza dos livros adquiridos implica no uso individual de cada publicação, com a realização de atividades propostas nas páginas, o que segundo professores ouvidos pelo Plural inviabiliza o compartilhamento do material.
A implantação do PNA em Curitiba, o Plural já havia noticiado, tinha a oposição de profissionais dos CMEIs e da própria equipe técnica da Educação Infantil do município por não dialogar com as metodologias e práticas do sistema de ensino curitibano. A adesão ao programa, porém, foi feita por pressão do governo Bolsonaro junto as secretarias municipais de educação, como foi o caso da SME em Curitiba.
Só em 2022, a compra de material que permanece sem uso nos CMEIs curitibanos representou um gasto de R$ 42 mil. Mas as obras do PNA já estão sendo adquiridas para as instituições da cidade desde 2020 e devem voltar a serem compradas para o ano letivo de 2023.