Feira literária da Biblioteca Pública do Paraná terá Cristovão Tezza e Benett

Programação tem mais de 30 eventos e vai de debates a oficinas, de feira de livros a exibição de filmes

A 6ª edição da Flibi, a Feira Literária da Biblioteca Pública do Paraná, começa nesta segunda-feira (7) e vai até o sábado (12). Todos os dias, haverá conversas com escritores e tradutores, uma às 17h30 e outra às 19h30. Além dos bate-papos, o evento tem uma programação extensa que vai de feira literária de editoras independentes até exibição de filmes com audiodescrição (para cegos). A programação completa da Flibi está disponível aqui.

Entre os destaques da feira, no sábado (12), às 19h30, o escritor Cristovão Tezza, que acaba de completar 70 anos, conversa com o jornalista Sandro Moser sobre sua carreira e também sobre projetos futuros. Tezza, um dos escritores mais premiados do país, publicou mais recentemente o livro “Beatriz e o poeta”, pela Todavia.

Uma conversa que deve ser divertida será entre os cartunistas Bruno Maron e Benett (chargista e um dos fundadores deste Plural), na quinta-feira (10), às 17h30.

Os russos

Na quarta-feira (9), às 17h30, os tradutores Irineu Franco Perpétuo e Letícia Mei, ambos com muita experiência em verter ao português obras da literatura russa, conversam com o jornalista e escritor Yuri Al’Hanati sobre a onda de cancelamento dos autores russos motivado pela guerra na Ucrânia.

Al’Hanati é também o curador desta edição da Flibi e, no material de apresentação, ele cita uma frase famosa de David Foster Wallace, o autor de “Graça infinita”. Ela diz: “A função da boa ficção é confortar o perturbado e perturbar o conformado”.

Ao Plural, Al’Hanati diz que, como leitor, ele experimenta um tanto dos dois sentimentos. “Conforta saber que há interesse, há produção, há espaço e há mercado para literatura”, diz o jornalista. “Mas me perturba a crescente possibilidade da literatura ser resolvida e resumida no pedagogismo, no discurso correto e na ausência de divergência filosófica.”

Para o curador da feira, há quem queira retirar da literatura uma de suas características mais importantes. “O poder de conduzir a mente a seus abismos, suas escuridões, a capacidade de ser serpente. Se colocar no lugar do outro não como quem sente uma dor que não é a sua, mas como quem se sente vil por vilezas de outros, ser Julien Sorel, Wolf Larsen ou Raskolnikov por um dia, apenas para despertar do pesadelo com a certeza de que o mal está ali ao lado, muito bem vivo e ao alcance das mentes mais ativas”, diz. (Os personagens que ele cita são de três clássicos da literatura: “O vermelho e o negro”, de Stendhal; “O lobo do mar”, de Jack London; e “Crime e castigo”, de Dostoiévski.

Feira Literária da Biblioteca Pública do Paraná

O tema da 6ª edição da Flibi é “Ficções e reconstruções”. Para conferir a programação completa, clique aqui. A seguir, alguns destaques entre as mesas do evento:

Segunda-feira (7), às 19h30: O Brasil da desesperança
Sonhos despedaçados pela realidade brasileira são o assunto dos romancistas Lucas Lazzaretti e Tatiana Salem Levy, que discutem como a literatura e a filosofia pensam o abismo intelectual do país. Mediação de Christian Schwartz. No auditório da Biblioteca Pública do Paraná (BPP).

Terça-feira (8), 19h30: Livros e séries
Produções televisivas e cinematográficas que estão investindo cada vez mais em roteiros de qualidade apostam nos premiados escritores Jim Anotsu e Morgana Kretzmann, que debatem os pontos de contato e divergência entre a literatura e o cinema. Mediação de Ana Johann. No auditório.

Quarta-feira (9), às 17h30: Abaixo Dostoiévski
O “cancelamento” de autores russos como parte dos protestos contra a guerra na Ucrânia é parte recorrente da história da recepção dessa literatura no exterior. Os tradutores Irineu Franco Perpétuo e Letícia Mei explicam como os russos enxergam o fenômeno e como escritores são mesclados na história política do país. Mediação de Yuri Al’Hanati. Hall térreo.

Quinta-feira (10), às 17h30: Costumes castigados
A crítica bem-humorada à classe média coloca em evidência comportamentos hipócritas e retrógrados sob a pena do cartunista Bruno Maron, que discute como o humor desvela a comédia da vida privada. Mediação de Benett. Hall térreo.

Sexta-feira (11), às 19h30: A nova era de ouro do rádio
O jornalista Ivan Mizanzuk, autor do podcast Projeto Humanos, apresenta novas possibilidades de jornalismo literário e narrativas em áudio em podcasts de storytelling. Mediação de Flávia Schiochet. No auditório.

Sábado (12), às 10h: Tezza 70
O premiado escritor Cristovão Tezza, que completou 70 anos em 2022, passa sua obra em revista e fala sobre sua trajetória e projetos futuros. Mediação de Sandro Moser. No auditório.

Sexta (11) e sábado (12): Encontro de editoras
Venda de livros e debates sobre o meio editorial brasileiro com representantes de dez editoras independentes paranaenses. Dia 11, das 8h30 às 20h; Dia 12, das 8h30 às 13h. Hall térreo.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Feira literária da Biblioteca Pública do Paraná terá Cristovão Tezza e Benett”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima